sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dica de leitura: Por que utilizar sacolas retornáveis?

           Ao utilizar sacolas retornáveis, você evita o uso das sacolas plásticas, responsáveis por grande parte do lixo nos aterros (podem chegar a 18% do total!) e reduz a poluição e o efeito estufa (já que o plástico é derivado do petróleo). Para se ter uma noção do prejuízo das sacolas plásticas, estima-se que nos EUA são utilizadas 100 bilhões delas por ano, sendo que apenas 1% é reciclada.

          Felizmente, está havendo uma grande onda de conscientização em relação ao problema. Alguns países pretendem banir definitivamente as sacolas de seus supermercados, e a Europa já cobra pelo uso delas há alguns anos. Então, que tal se conscientizar desses danos e adquirir sua sacola retornável?

           Isso sem falar da praticidade que é levar toda a sua compra em uma ou duas sacolas resistentes e bonitas, ao invés de carregar aquele monte de saquinhos plásticos que vão rasgando pelo caminho.

           Para armazenar compras maiores, é possível utilizar caixas de papelão ou engradados, como aqueles que vemos na feira.

          Agora, se você está pensando que não poderá viver sem as ditas sacolinhas, ou tentando imaginar onde vai colocar o seu lixo, saiba que há muitas boas soluções pra isso.

           Pra começar, pegamos mais sacolinhas do que utilizamos. Elas vão se amontoando, e de vez em quando temos que jogar um tanto fora. Além disso, muitas delas nem podem ser reutilizadas, pois rasgam durante o transporte, não servindo nem para o uso a que se destinam. Um desperdício só. “Mas onde eu vou colocar o lixo da minha casa?”

           Você pode utilizar as próprias embalagens dos produtos consumidos para descartar o lixo. Sacos de arroz, feijão, açúcar, pacotes de pão, sacos grandes de bolacha etc.

           É só prestar atenção e ver quais podem ser utilizadas. Certamente ainda não é o ideal, visto que é plástico que continua indo para o lixo. Mas pelo menos há uma redução significativa na quantidade de plástico produzida e descartada.

            Falaremos abaixo sobre o que pode ser melhor que isso. Já para o lixo reciclável (lixo seco), além destas embalagens plásticas, você pode utilizar embalagens de papel: aqueles sacos de padaria, envelopes grandes de correspondência, pacotes de presente, caixas de papelão. Em último caso, utilize sacos de plástico reciclado.

            Se essa ainda não é a solução ideal, o que fazer? A única maneira de reduzir o nosso impacto no meio ambiente é reduzir cada vez mais o lixo que produzimos:

- Lixo orgânico: pode retornar à natureza em forma de adubo. Se você mora em casa com quintal ou conhece alguém que more, façam uma composteira. É fácil e simples, e há sites na internet que ensinam todo o processo de montagem e utilização. Mas mesmo quem mora em apartamento, pode conversar com o síndico sobre o destino dos resíduos, repassá-los a alguém que os reutilize, ou até pensar num projeto de composteira para o condomínio.
- Outros lixos: papel higiênico e guardanapo também podem ser compostados. Já as fraldas descartáveis, que são eliminadas aos milhões e constituem um problema nos lixões, podem ser substituídas por fraldas de pano. Mas não precisam ser aquelas do tempo da vovó.

            Hoje já existem modelos lindos, que seguem o mesmo padrão das fraldas descartáveis, e são AIO (all in one), porque já têm, em um modelo só, a camada absorvente, a camada impermeável e por fora lindos tecidos.
Podem ir pra máquina de lavar.

- Lixo reciclável: a regra é reduzir. Evite embalagens desnecessárias, preste atenção naquelas que parecem recicláveis, mas não são, como isopor e plástico metalizado. Evite consumir produtos industrializados. E o restante, recicle. Verifique se o lixo que você separa está mesmo sendo destinado para a reciclagem. Roupas, brinquedos e móveis também podem ser reciclados ou doados.

           Não pense que o problema não é seu. Você é responsável pelos resíduos que produz, eles resultam das suas ações! Portanto... Reflita, e faça a sua parte!

           Fonte: http://www.verbeat.org/

           A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Estrela e Sala Verde possuem sacolas retornáveis à disposição da Comunidade Estrelense que optar por esta escolha. Basta nos procurar informando o interesse (distribuição gratuita).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

3º Ano da Escola Vidal de Negreiros visita a Sala Verde

           Na tarde do dia 16 de junho, alunos do 3º ano da E.E.E.B. Vidal de Negreiros, acompanhados da profº Fabiana, estiveram visitando a Sala Verde e participando da palestra:  “De Olho no Lixo”. Após a palestra os alunos manifestaram suas dúvidas, fizeram suas contribuições em relação ao assunto e olharam o curta-metragem “Pequenos Atos”. Para encerrar a visita cantaram a música “Reciclar é Bom” – Beto Herrmann, como forma de agradecimento.




terça-feira, 14 de junho de 2011

Palestra com os Bombeiros Mirins

           Os integrantes do projeto Bombeiros Mirins (SMEL) participaram nesta terça-feira (14/06 - turnos manhã e tarde) de uma palestra sobre o principal recurso hídrico que perpassa o município de Estrela: o Rio Taquari.

           Na oportunidade, receberam informações sobre a Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas, visualizando em mapas hidrológicos alguns dos rios que a compõe, conheceram a história do nome do rio, seus principais usos, flora, fauna e projetos de recuperação e ações de preservação realizadas em Estrela e região. Para finalizar assistiram ao video "Caminhos da Água".

           Como forma de incentivo à continuação pela busca do conhecimento, os alunos receberam a cartilha: "Água que te quero limpa" que traz informações sobre a água e também sobre o Rio Taquari.

 Turno da Manhã, sob orientação da Educadora Ambiental Regiane

Turno da Tarde


Alunos do município de Colinas visitam a UTL

           Na tarde desta segunda-feira (13/06) alunos do 4º ano da Escola Ipiranga, de Colinas, acompanhados de suas professoras, estiveram visitando a Usina de Tratamento de Lixo em nosso município.

           Os alunos estão trabalhando em sala de aula diversas questões relacionadas ao meio ambiente, e era curiosidade deles conhecer as etapas do tratamento do lixo, diferenciando aterros sanitários de lixões. O estudo sobre o lixo teve início com esta visita, a partir de agora estarão explorando em aula todas as etapas que visualizaram, bem como as orientações que receberam do Técnico Danilo Sander (responsável pelos trabalhos desenvolvidos na UTL), da Educadora Ambiental Camila Hasan e do Estagiário Júnior Fritzen.

Recebimento do Lixo

Encaminhamento do lixo para o processo de triagem

Ao fundo, processo de evaporação do chorume

Alunos da Escola Madre Branca visitam a Sala Verde

           Na tarde da sexta-feira (10/06) alunos do 3º ano da Escola Madre Branca visitaram a Sala Verde, acompanhados de sua professora. Na oportunidade, participaram de uma palestra sobre "A importância da Água em nossas vidas", assunto que tem sido trabalhado por eles em sala de aula.

           Após a palestra e o esclarecimento de dúvidas, os alunos receberam a cartilha "Água que te quero limpa" para auxiliá-los nos estudos, complementando informações sobre os recursos hídricos de nossa região.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Oficina sobre “Educação Ambiental e a BR-386” foi atividade de encerramento da Semana do Meio Ambiente

Na tarde da quarta-feira (08/06) Professores que atuam no município de Estrela e alunas do Magistério (IEEEM) estiveram participando da Oficina: “Educação Ambiental e a BR – 386” ministrada por parte da Equipe de Educação Ambiental do DNIT, que atua realizando trabalhos de conscientização e preservação ambiental nos municípios de influência da duplicação.
           
Os participantes da oficina receberam material didático para exploração em sala de aula e foram convidados a criar atividades de promoção do conhecimento sobre assuntos ambientais diretamente ligados às obras da rodovia: poluição atmosférica, resíduos sólidos e efluentes líquidos, fauna, resgate arqueológico e qualidade da água. As atividades foram socializadas e ficaram como sugestões de trabalho em sala de aula.

Blitz da Compra Verde

Em sequência às atividades da Semana do Meio Ambiente, nesta terça-feira (07/06) a Equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sala Verde, realizou a Blitz da Compra Verde, que consistiu na distribuição de sacolas ecológicas nos supermercados, aproveitando a oportunidade para conversar com a população e incentivar o uso destas em substituição às sacolas plásticas.

Oito estabelecimentos comerciais do município foram visitados e participaram desta ação oferecendo seu espaço para distribuição das sacolas e o contato com os clientes. Foram distribuídas aproximadamente 400 sacolas durante a atividade.

 Os funcionários da Prefeitura Municipal de Estrela também receberam a sacola ecológica e foram convidados à usá-las e a divulgar esta idéia.

Cabe salientar que esta ação também ocorreu no sábado pela manhã, onde foram distribuídas em torno de 200 sacolas na Feira do Produtor.

A aceitação da comunidade em relação ao uso da sacola foi muito boa, algumas pessoas, inclusive, relataram que já estão acostumadas a utilizar sacolas retornáveis nas compras que realizam, outras manifestaram que encontram dificuldades em lembrar de levar a sacola quando vão às compras, mas consideram importante esta atitude.

Para as Educadoras Ambientais da Sala Verde, Camila Hasan e Regiane H. Mallmann, tudo é uma questão de hábito: “Da mesma forma que nos acostumamos com o uso das sacolas plásticas é preciso que nos habituemos com a utilização das sacolas ecológicas... é preciso mudar, e nós devemos ser a mudança que queremos para o mundo!”

Uma nova consciência planetária deve começar nas escolhas concretas que fazemos em nossas ações diárias. Por isso, a distribuição das sacolas ecológicas alidada ao consumo consciente são pequenas atitudes capazes de promover a sustentabilidade.







Projeto Itinerante "Evolução e Diversidade" esteve em Estrela na Semana do Meio Ambiente

Na sexta-feira (03/06), na Soges, cerca de 400 estudantes das redes municipais, estaduais e particulares do município das séries iniciais e finais conheceram o Observatório BioAstronômico COSMOS - BR e seus Projetos na área da Educação Científica, tais como o Projeto Evolução e Diversidade que com enfoque na Educação Ambiental auxiliou de modo didático e objetivo na promoção e a preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e o respeito à vida.
 
           Durante a atividade os estudantes assistiram a vídeos educativos, tiveram acesso a uma simulação de um Sítio Paleontológico, conheceram por meio de exposições científicas a evolução da vida, arqueologia, biosfera e paleontologia e participaram interativamente da Palestra Show coordenada pelo Professor Hernan Mostajjo.

           O evento integrou a programação da Semana do Meio Ambiente de Estrela promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho.
             Mais informações sobre o projeto podem ser adquiridas no site: www.cosmosbr.org.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente

           
Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Estrela, ocorreu na quinta-feira (02/06), na sede da Patrulha Ambiental de Estrela (Patram), o ato de destruição de gaiolas, alçapões e covos de pesca.

            Foram destruídos no ato 8 alçapões, 36 gaiolas de pássaros e 7 covos de pesca, todos aprendidos pelo 2º Grupo de Policiamento Ambiental, durante atuações realizados no Vale do Taquari. Segundo o responsável pelo Comando do Grupo de Policiamento Ambiental, Dari Júlio Scherer, nos primeiros cinco meses deste ano, foram registradas 59 ocorrências de poluição, 28 de fauna, 59 de flora e 4 de mineração. Foram apreendidos 43 gaiolas, 17 alçapões, 37 pássaros silvestres, 21 pássaros soltos e o restante foi encaminhado ao Ibama, 1.850 metros de rede e 1.100 metros de espinheis. Além disso, foram lavrados 36 termos circunstanciados, 17 comunicações de ocorrência, três registros de prisão em flagrante e 159 boletins de atendimento de ocorrências.

           O ato ainda contou com a presença de diversas autoridades municipais e regionais e de alunos do Projeto Navegar.

       

Semana do Meio Ambiente em Estrela

Na quarta-feira, dia 1º de junho, teve inicio a programação alusiva a Semana do Meio Ambiente de Estrela, com plantio de mudas da Árvore Símbolo de Estrela (Ipê-roxo) em diversos educandários do município. A programação iniciou às 9h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos; às 10h, no Instituto Estadual de Ensino Estrela da Manhã (IEEEM), às 14h, na Escola Municipal Pinheiros e às 15h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos. A E.M.E.F. La Salle também realizou o plantio da Árvore Símbolo, porém no dia 06/06, às 15h.

           O plantio das árvores movimentou os educandários e entusiasmou os estudantes que puderam por em prática os ensinamentos da educação ambiental. Antes de transpor a muda, as Educadoras da Sala Verde, Camila Hasan e Regiane H. Mallmann, relataram as características do ipê-roxo, sua época de floração e os cuidados que se deve ter com o plantio. “Não basta só plantar, deve-se ter o cuidado e monitorar o desenvolvimento da planta para que ela cresça e floresça”, enfatiza.

            O plantio da árvore símbolo em vários locais do município é uma atividade prevista no projeto que promoveu a escolha da mesma no ano passado. Cabe salientar que o ipê-roxo foi eleito por votação realizada em escolas e entidades do município obtendo o maior número de votos da comunidade estrelense. A escolha foi oficializada pela Lei nº 5.234/ de 13 de julho de 2010 que institui o ipê-roxo como Árvore Símbolo de Estrela.

 Escola Moinhos

 IEEEM

EMEF Pinheiros

 Escola Moinhos

EMEF La Salle

Quem planta uma árvore cultiva uma vida!
A Sala Verde agradece a todos os envolvidos nesta ação
que ajudaram a multiplicar esta ideia!