sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cenário Triste!

            Infelizmente, mais uma vez, o município de Estrela assim como muitos outros do Vale do Taquari, sofre com as consequências de uma Enchente.
Em função das grandes quantidades de chuvas, o nível do rio Taquari e de seus afluentes começou a se elevar na quarta-feira, atingindo nível máximo ontem (21/07) quando chegou aos 26,85m. Esta trata-se de uma das maiores cheias da década e foi comparada à enchente de 2001, quando o rio Taquari atingiu no Porto de Estrela a cota de 26,95m (13,95m acima do nível normal).
O cenário de tristeza provocado pelas águas que invadem as cidades deixando muitas pessoas desalojadas e entristecidas com as perdas, fazem nos pensar sobre muitas coisas relacionadas às atitudes que temos diante da Natureza. Embora as enchentes se tratem de um fenômeno natural que ocorre sem a intervenção direta do homem o comportamento de cada enchente muda a cada ano e este sim, pode ser influenciado pelas ações humanas.
Além das más lembranças que as cheias deixam para muitas pessoas ficam também alojados pelos cantos da cidade todo lixo trazido por elas. Claro que uma parte significativa deste lixo refere-se a galhos de árvores, folhas e lama, o que é inevitável. Porém outra parte, são resíduos provindos de atividades humanas. Estes são arrastados pela água quando esta invade as ruas, terrenos baldios, pátios de casa, e a própria barranca do rio... Este  pode ser também um momento para refletir!

Lateral do Parque Princesa do Vale - Centro

Mirante

Bairro Cristo Rei

Rio Taquari

Vista do Parque Princesa do Vale

Bairro Auxiliadora

Ponte baixa

Um dos acessos à ponte baixa

Rua Júlio de Castilhos

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mostras Itinerantes percorrem Escolas de Estrela

           As Mostras Itinerantes promovidas pela Sala Verde durante o ano de 2011 estão percorrendo Escolas do município desde a Semana de Meio Ambiente.
           A Sala Verde disponibiliza através das mostras, informações ambientais a respeito da "Árvore Símbolo de Estrela" e do "Ano Internacional das Florestas", tratando da importância e dos benefícios que nos são concedidos por uma árvore ou por um conjunto de árvores.
           O itinerário iniciou pelo Colégio Santo Antônio e pelo Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, na sequência as mostras foram levadas para a EMEF La Salle e EMEF Cônego S. Hugo Wolkmer de onde partiram para a EMEF Leo Joas. Atualmente encontram-se expostas na EMEF Odilo A. Thomé por onde permanecerão até o dia 22 deste mês.
           Para o próximo ano, a Sala Verde pretende promover uma mostra fotográfica do Ipê-roxo (árvore símbolo) que deverá contar com a participação da comunidade Estrelense, através do envio de fotos da árvore tiradas em diferentes locais do município pelos moradores. Lembrando que o período de florescimento do Ipê inicia em agosto.


EMEF La Salle

EMEF Odilo A. Thomé

Alunos da EMEF Arnaldo José Diel visitam a UTL

            No dia 07 de Junho, 40 alunos da EMEF Arnaldo José Diel estiveram visitando a UTL (Usina de Tratamento de Lixo) acompanhados pela Secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Ângela Schossler. Na oportunidade receberam informações a cerca do funcionamento e etapas de tratamento dos resíduos sólidos provenientes das atividades domésticas dos moradores de Estrela


.

Alunos da Escola Cônego Hugo visitam a Sala Verde

No dia 05 de julho os alunos do 4º Ano da escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer, acompanhados da Professora Roseli, estiveram na Sala Verde para participarem de uma palestra sobre resíduos, coleta seletiva e reciclagem, na oportunidade também assistiram um curta metragem sobre os temas abordados. Após o filme foi realizado um debate no qual os alunos puderam contribuir com seus conhecimentos e suas vivências no núcleo familiar e na comunidade, principalmente sobre a coleta seletiva de nosso município.



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Alunos do Colégio Martin Luther visitam a UTL

Na manhã dos dias 27 e 28 de junho 49 alunos do 2º e 3º Ano do Colégio Martin Luther Júnior estiveram visitando a UTL (Usina de Tratamento de Lixo) acompanhadas pelas professoras Karine e Cândida. Na oportunidade puderam acompanhar o processo de tratamento do resíduo, desde a sua chegada, pesagem, triagem, reciclagem e compostagem. Os alunos ouviram atentos as explicações do Técnico da UTL, Danilo Sander, da Educadora Ambiental Regiane H. Mallmann e do estagiário Júnior Fritzen, também fizeram questionamento sobre a destinação correta de vários resíduos como: lâmpadas, pilhas e entulhos. Foi um momento importante para debate sobre questões relacionadas a Coleta Seletiva do município e seu correto tratamento e destino.