quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Caminhos do LIXO!

Entre os dias 12 e 16 de dezembro as coordenadoras da Sala Verde, Aline Hedlund e Luana Hermes intensificaram as atividades de conscientização ambiental e divulgação do documentário "Caminhos do Lixo" da cidade de Estrela nas escolas do município.  

Foram 10 escolas atendidas, impactando 815 alunos a partir do 5° ano. Durante cada momento realizou-se a passagem do vídeo, entrega de materiais e orientações e informações sobre a importância de separar e encaminhar os resíduos corretamente, tendo como tema principal os resíduos domésticos.

Escolas visitadas:
EMEF Leo Joas 
EMEF Cônego 
EMEF Odilo Afonso Thomé 
Colégio Vidal
EMEF Pinheiros
EMEF José Bonifácio 
EMEF Arnaldo J Diel
EMEF Ruth Markus
Colégio Santo Antônio 
EMEF Pedro Jorge Schmidt

Agradecemos as escolas que receberam a Sala Verde e participaram deste momento. 

Luana Hermes

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho





segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Semana Lixo Zero Estrela

     A geração de resíduos sólidos é um problema crescente no Brasil e no Mundo. Não é diferente no município de Estrela. A má gestão dos resíduos sólidos causa graves impactos ambientais e à saúde humana. No entanto, quando se fala de gestão de resíduos, vale destacar que esta ação envolve a geração, separação, destinação, transporte, triagem e descarte ambientalmente adequado. Cada etapa do processo, depende da qualidade e da responsabilidade na etapa anterior. Quando algum elo da corrente acaba não fazendo a sua parte, todo o processo é prejudicado ou comprometido.

    Para balizar o conhecimento, vale desmistificar a utilização dos termos “lixo” e “resíduos”. Temos o hábito de tratar tudo como lixo, mas nem tudo o que geramos nas nossas atividades é lixo. Resíduo é aquilo que poderá ter alguma utilização novamente, através da reutilização ou processos de reciclagem. Já lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Tenha sempre isso em mente de agora em diante. Através de uma mudança simples de hábito, temos a oportunidade de potencializar as ações de reciclagem e diminuir os impactos ambientais. Por meio da valorização dos resíduos, possibilitamos a construção de uma economia circular. Desta forma, transformamos os resíduos em recursos para a cadeia produtiva, podendo gerar emprego e renda. 

    Diversos atores da sociedade têm trabalhado incansavelmente para alterar a forma como nos relacionamos com os nossos resíduos. São diferentes ações e atividades que alertam a sociedade e chamam a atenção para os perigos envoltos na má gestão dos resíduos.

    Trata-se de um problema coletivo, portanto, requer abordagem coletiva.

    Anualmente acontece a semana lixo zero em diferentes cidades do Brasil. A semana lixo zero é um convite para a sociedade refletir sobre o consumo e a responsabilidade proveniente deste. No decorrer da semana, são desenvolvidas diversas atividades, presenciais, virtuais e híbridas. Trata-se de uma excelente oportunidade para aprender boas práticas, para incentivar a coletividade, para inspirar e para ser inspirado, para repensar e refletir sobre nossos hábitos.

    A Semana Lixo Zero ocorrerá de 23 a 29 de outubro. No Vale do Taquari, cinco cidades estão realizando, apoiando e incentivando atividades. Em Estrela, tem-se a pareceria da CACIS, Sala Verde e Lixo Zero Vale do Taquari.


    No município, as atividades iniciam na segunda feira. Neste dia, a partir das 14h será sancionada a lei Lei que inclui duas ações anualmente no calendário municipal de eventos (Dia D – Descarte e Semana lixo zero). Estas ações visam acrescentar ações periódicas no calendário de eventos para que a população compreenda e se comprometa e se responsabilize com os resíduos gerados.

    No dia 26/10, na parte da manhã, será realizada a visita guiada na Usina de Tratamento de Lixo – UTL. A visita será guiada pelo coordenador da Sala Verde. Para esta atividade, é necessária a inscrição tendo número máximo de participantes, podendo ser feita através deste link (https://forms.gle/CDMsVTzBuDKm8bkc9).

    Já no sábado pela manhã, dia 29/10, será realizada ação de sensibilização sobre o consumo e uso de plástico junto ao Mercado IMEC. A ação ocorrerá das 8h até às 10h, através de entrega de material e conversa com as pessoas que estiverem circulando pelo local.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM.

    Lembre-se, não há solução individual para problemas coletivos. Precisamos do comprometimento de todos para melhorar a situação envolvendo os resíduos em nossa cidade. Junte-se a nós, contribua você também.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

 

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

VEM PASSARINHAR ESTRELA

    A observação de aves é uma atividade recreacional realizada por milhares de pessoas mundo afora. O avistamento de aves consiste na coleta de registros visuais e/ou auditivos que contribui para ciência cidadã. A atividade pode ser realizada a olhos nus, como também podem ser utilizados equipamentos que aumentam a capacidade visual do observador. Neste caso, podem ser usados binóculos, telescópios, câmeras fotográficas e microfones de longo alcance.

    O município de Estrela, através da Sala Verde, propôs a atividade VEM PASSARINHAR com intuito de aproximar a comunidade da natureza. Ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência diferenciada e com monitoria para facilitar o entendimento e identificação das espécies. No dia 16 de outubro ocorreu a segunda atividade deste tipo. A observação de aves foi realizada no centro da cidade. Nossa atividade foi realizada a pé, iniciando no Parque Princesa do Vale, depois seguimos pela RS 130 e finalizamos no Parque da Lagoa. A metodologia de observação foi a transecto com pontos de escuta. Abaixo relaciono série de registros fotográficos, gentilmente cedidos pelos participantes.
 
 





 



     As espécies observadas durante a atividade foram registradas numa lista. Esta, alimentará um banco de dados internacional e será utilizado para análises de área de distribuição das espécies. A lista completa pode ser conferida aqui. Nossa atividade, além de ser prazerosa, contribui para gerar conhecimento científico. Desta forma, contribuímos para a ciência cidadã.

    Agradecemos a todos que compareceram na atividade.

 Até a próxima.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

 

 

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Licenciamento Ambiental

    Na manhã chuvosa do dia 06 de outubro, o coordenador da Sala Verde, Cleberton Bianchini, e a Bióloga do Departamento do Meio Ambiente, Rosângela Selli Johann, participaram de uma conversa com duas turmas da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros.

    Foi uma conversa maravilhosa sobre  este tema tão importante. Levamos algumas informações a respeito do surgimento, conceitos, competências, responsabilidades, tipos de licenciamento e de licenças, tipos de estudos necessários, controles, condicionantes, medidas mitigadoras e compensatórios e outros tantos temas relacionados. Falamos um pouquinho sobre as possibilidades de atuação, enquanto futuros técnicos. Participaram da atividade, 24 alunos e mais duas professoras. Abaixo algumas fotos sobre o dia.





  

Ficamos muito felizes em contribuir um tantinho com o desenvolvimento dos alunos.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho


 

 

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Atividades dia da Árvore 2022

Aaaahhhh, as árvores. 

Tão importantes para nossa sobrevivência. 

Tão importantes para a sobrevivência de todos os seres. 

Tão importante para o conforto térmico e acústico, harmonia paisagística, beleza cênica, alimentação, energia e outras tantas qualidades.

De tão importantes que são, ganharam até um dia especial. Dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. Não a árvore como indivíduo, mas como "entidade".

 Somos imensamente felizes em poder aproveitar e usufruir da presença destes seres. De tão felizes que somos com as árvores, sempre queremos proporcionar esta felicidade aos outros.

Para comemorar e compartilhar esta felicidade, fizemos várias atividades no dia dá árvore. Iniciamos com o recebimento de várias crianças no Parque das Figueiras e Horto Florestal. O parque das figueiras possui um espaço arborizado e com elevada diversidade de espécies. Não menos importante, o espaço do horto florestal é um berçário pequeninas árvores. Somos uma maternidade, transformando sementes em novas mudas.

Recebemos as crianças, realizamos uma chuva de ideias sobre qual o entendimento das crianças sobre a importância, debatemos cada um dos pontos levantados, falamos sobre a diversidade de formas, cores, alturas, forma do envoltório da semente, do formato e da forma de dispersão das sementes, entre outros assuntos. Também conhecemos o horto e as atividades realizadas, bem como todas as crianças realizaram a semeadura de exemplares de pitangueiras. 





Coordenado da sala verde demonstrando o sistema de dispersão das sementes de ipê amarelo.








    Ainda na parte da manhã, também foram realizadas atividades de plantio de mudas arbóreas frutíferas na Horta que produz hortaliças para várias escolas da cidade.




    Na parte da tarde, realizou-se o plantio de diversas mudas de Ipês roxo no estacionamento do parque da lagoa. O Ipê roxo, além de lindo no período florido, é a árvore símbolo do município. Este plantio simbólico, foi realizado pela equipe de meio ambiente da prefeitura. Cada profissional realizou o plantio de um exemplar, que será identificado nos próximos dias. Neste momento, também estavam presentes o Prefeito, Sr. Elmar Schneider, e o Vice Prefeito, Sr. João Carlos Schäfer.





    As atividades realizadas no dia da árvore servem para sensibilizar a sociedade sobre a importância destas para a qualidade de vida.

Fique esperto e valorize você também as árvores.

 

Obrigado a todos que participaram.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho



quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Pintura dos bueiros

    Os resíduos colocados em locais inadequados, ou jogados nas ruas, causam diversos problemas ambientais, de saúde pública, econômicos e sociais. Os problemas ambientais estão relacionados a poluição dos solos, das águas, poluição atmosférica e visual. Os problemas de saúde estão relacionados ao aumento dos casos de doenças devido a proliferação de vetores. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros. Os problemas econômicos relacionados com o descarte incorreto de resíduos estão relacionados a entupimento das tubulações que podem ocasionar alagamentos e gastos maiores com a limpeza urbana.

    A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, em parceria com o Departamento de Trânsito, auxiliou a pintura dos bueiros no entorno das EMEFs Pinheiros e Cônego. As pinturas foram obras de arte a céu aberto, sendo verdadeiras intervenções artísticas. O entorno das escolas ficou muito bonito ao passo que também promove a sensibilização da comunidade escolar para este tema. Abaixo diversas imagens relacionadas a pintura.





 





    A conscientização de todos os cidadãos quanto à destinação correta dos resíduos é fundamental para diminuirmos os problemas relacionados ao descarte inadequado. Portanto, leve seu resíduo consigo até a lixeira mais próxima. Todos podemos contribuir para uma cidade mais limpa, bonita e organizada.
Problemas coletivos requerem soluções e abordagens coletivas. 

Obrigado a todos que participaram.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho