terça-feira, 21 de junho de 2022

GEOcast sobre projeto "O Rio Começa Aqui"

    A Sala Verde foi convidada para um bate papo sobre o projeto "O Rio Começa Aqui". Nosso bate papo foi com a graduanda de biologia Geovana Machado. Atualmente ela curso biologia na UNISC e, dentro das atividades de uma das disciplinas, havia necessidade de conversar um pouco com algum agente que realiza educação ambiental. Geovana gostou da intervenção nos bueiros, realizada pelo Município de Estrela, e nos procurou para uma conversa.

    Nossa conversa seguiu fluída e falamos um pouquinho sobre a Sala Verde, sobre como iniciou o projeto, objetivos, secretarias envolvidas, próximos passos, etc. Clique na imagem para abrir o vídeo.




Assista o vídeo e compartilhe.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Exposição AVES DO VALE DO TAQUARI

    A observação de aves é uma atividade recreativa e sustentável. Tem como objetivo observar aves em seu ambiente natural, sem interferir no seu comportamento ou no ambiente. A atividade de observação de aves pode ser praticada por qualquer pessoa, desde a criança até idosos. Pode ser realizada individualmente ou em grupos, em ambiente urbano ou rural, no campo, praia ou floresta. 
    Esta atividade traz consigo uma série de benefícios, entre os quais o desenvolvimento do turismo responsável, ligado à conservação da espécie em seu ambiente natural; o fomento da informação e educação ambiental com comunidade e turistas; a coleta de dados científicos; a sensibilização para o desenvolvimento sustentável; a geração de renda e valores agregados para as comunidades locais; o incentivo dos setores hoteleiro e turístico.
    A prática é realizada por milhares de pessoas no Brasil, incluindo diversas pessoas aqui no Vale do Taquari. Quando praticada em grupos, pode ocorrer a formação de clubes de observadores de aves para facilitar a organização destes. No Rio Grande do Sul, existem diversos destes grupos. No Vale, existe o Clube de Observadores de Aves dos Vales do Taquari e Rio Pardo - COA Vales. O grupo existe desde 2014 e reúne apaixonados no Vale do Taquari e Rio Pardo. O grupo tem realizado diversas saídas de observação nos Vales, registrando inúmeras espécies por aqui. Até o presente momento, existe registro de cerca de 320 espécies para o Vale do Taquari. 
    Através dos registros preciosos do COA Vales, temos a exposição hora exposta no Memorial de Estrela. 

Mostra no Memorial de Estrela.

Mostra no Memorial de Estrela.

Mostra no Memorial de Estrela.
Exposição na entrada do Memorial.

Espécies presentes na exposição.

    Venha conferir a exposição junto ao memorial.

Venha apreciar esta exposição.


Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Exposição MAMÍFEROS DO VALE DO TAQUARI

    Durante a semana do meio ambiente foi apresentada a exposição MAMÍFEROS SILVESTRES DO VALE DO TAQUARI. O evento fez parte da programação da semana do meio ambiente do Município de Estrela. A exposição é uma promoção da Sala Verde do Governo de Estrela, em parceria com o Projeto Gatos do Mato RS, Colégio Santo Antônio e Faculdade La Salle.

    A exposição é o resultado do trabalho do Projeto Gatos do Mato RS, trazendo imagens de espécies da mastofauna registradas em ambiente natural do Vale do Taquari. O Projeto Gatos do Mato RS é um trabalho amostragem da fauna com equipamentos de pesquisa científica. Uma ação voluntária e permanente de seu idealizador, Jaime Diehl. Acompanhe o trabalho desenvolvido no projeto através da página do facebook. A exposição conta com treze espécies de mamíferos, representadas por três felídeos, um canídeo, um procionídeo, três roedores, dois mustelídeos, dois marsupiais e umi tetradáctilo. Cinco espécies presentes na exposição correm risco de extinção na natureza, na categoria vulnerável. Todo este rico material, cativou a atenção e instigou os alunos a repararem no seu entorno. 

    As imagens ficaram expostas  no auditório da Faculdade La Salle no calçadão de Estrela. Entre os dias 01 a 06 de junho, as atividades e visitação ficaram restritas aos alunos do Colégio Santo Antônio e Faculdade La Salle. Mais de 360 alunos visitaram a exposição e participaram das conversas sobre os mamíferos. No dia 07/06, a exposição foi aberta ao público em geral das 8 hs às 11 hs e das 14 hs às 17 hs. 










    Agradecimento especial ao Jaime Diehl, responsável pelo projeto Gatos do Mato RS. 

    Ficamos muito felizes em contribuir um tantinho com o desenvolvimento destes pequenos cidadãos.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

Visita UTL com alunos de Marques de Souza

    Na manhã do dia 08 de junho, o coordenador da Sala Verde acompanhou os alunos da EMEF Carlos Gomes a Unidade de Tratamento de Lixo - UTL do município. Participaram da atividade, 48 alunos acompanhados por 4 professoras. A visita dos alunos foi programada para abordar assuntos relacionados a sustentabilidade, tratamento e disposição final de resíduos das cidades.

    Os alunos foram recebidos pela responsável da UTL, Elisabeth que apresentou todo o funcionamento e as atividades desenvolvidas pela unidade. Bem como, foram abordados diversos temas relativos a questão dos resíduos sólidos urbanos.











    Ficamos muito felizes em contribuir um tantinho com o desenvolvimento destes pequenos cidadãos.


Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

ECOatividades e os bons exemplos em sustentabilidade

    Durante a semana do meio ambiente, as Escolas Municipais de Ensino Infantil - EMEIs participaram de diversas ECOatividades. Nestas, as escolas foram provocadas a incentivar o recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros de compota. Também foram incentivadas a compartilhar bons exemplos praticados na escola ou na casa das famílias. Estas atividades fizeram parte da semana do meio ambiente proposto pela Sala Verde.

    As atividades de coleta e descarte de óleo de cozinha usado, serão destinados para reciclagem com empresa parceira. Além do mais, para cada litro de óleo de cozinha usado coletado pela escola será revertido em uma recompensa financeira para a escola. A destinação de vidros de compota para a escola ocorreu para empresa parceira que reaproveita os vidros. Ocorre a limpeza e reinserção dos vidros da cadeia. Todas as escolas participantes promoveram e incentivaram a participação dos alunos e familiares nas atividades.    

    A última atividade proposta para as escolas e relacionada a semana do meio ambiente, refere-se ao compartilhamento de ações sustentáveis realizadas nas escolas e casas dos alunos. O intuito principal desta atividade é ampliar e dar visibilidade as ações que estão sendo desenvolvidas, e tem muitas, ao invés de somente punir as ações incorretas. As escolas e famílias registraram e compartilharam as ações que estão desenvolvendo em seus espaços. Abaixo compartilhamos registros maravilhosos dos bons exemplos que já ocorrem na nossa cidade.

    A EMEI Estrelinha, assim como todas as outras escolas, possui ECOpontos de materiais recicláveis. Podem ser levados para lá os resíduos de óleo de cozinha usado e vidros de compotas. A escola criou material de divulgação sobre isso e entregou nas residências e no entorno da escola. Também colou em estabelecimentos estratégicos a indicação dos ECOpontos de recebimento destes resíduos.

Professora da escola visitando os estabelecimentos do entorno.

Crianças contribuindo na entrega do material informativo.

Crianças contribuindo na entrega do material informativo.

Crianças contribuindo na entrega do material informativo.

    As ações não pararam na escola, os relatos e registros também vem de casa.

Na casa do Vitor tem produção de energia limpa por via solar.

Ainda na casa do Vitor, também é feita a separação dos resíduos com destinação dos orgânicos para composteira.

Na casa do Lucas ocorre a separação dos resíduos.

Na casa da Lívia e do Pedro evitam o uso de sacolas descartáveis com a utilização de sacolas reutilizáveis.

Na casa da Alice, é feita a coleta e armazenamento de água da chuva.

Na casa da Alice também é reaproveitado o óleo de cozinha usado para fazer sabão.

Na casa do Vitor é realizada a separação dos resíduos.

Na casa da Lauani é realizada a separação dos resíduos recicláveis secos.

Na casa da Manuela é coletada a água da chuva e destinada para molhar/regar as plantas do jardim e horta.

Na casa da Manuela também tem uma horta para produção de alimento saudável e orgânico. 

Ainda na casa da Manuela, tem também uma composteira gigante que produz composto para a horta.

Na casa da Martina é realizado a separação dos resíduos.

       Os alunos deram o recado. Não temos planeta B e todas as ações importam. Cada um fazendo um pouquinho e contribuindo com a sua parte, a soma das ações farão a diferença ali adiante.

Fique atento ao recado das crianças.






    Os alunos da EMEF Leo Joas também tem um recado para vocês.



    Os alunos da EMEI Casa da Criança Estrelense produziu diversos materiais e as famílias também contribuíram compartilhando as ações sustentáveis que realizam em casa. Confira alguns registros.





Matheus realizando o plantio de hortaliças na horta da família.


Miguel aproveitando para realizar a colheita de alface na horta da família.

Miguel Morrudo realizando a separação dos resíduos produzidos em sua residência.

Família do Miguel Portz realizando a colheita dos produtos da horta.





Miguel Portz aproveitando para vivenciar o preparo da horta de sua família.

Na casa da Teodora também são realizadas várias ações sustentáveis. Ela conta os detalhes no vídeo a seguir.



 




    A semana do meio ambiente é importante para ressaltar as ações que devem ser constantes. Todas as escolas participaram, as crianças se engajaram e as famílias se comprometeram em compartilhar as ações sustentáveis que desenvolvem em suas casas e escolas.

Muito obrigado a todos que se envolveram.

Veja o exemplo de várias crianças. Contribua você também. Faça sua parte.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho