A geração de resíduos sólidos é um problema crescente no Brasil e no Mundo. Não é diferente no município de Estrela. A má gestão dos resíduos sólidos causa graves impactos ambientais e à saúde humana. No entanto, quando se fala de gestão de resíduos, vale destacar que esta ação envolve a geração, separação, destinação, transporte, triagem e descarte ambientalmente adequado. Cada etapa do processo, depende da qualidade e da responsabilidade na etapa anterior. Quando algum elo da corrente acaba não fazendo a sua parte, todo o processo é prejudicado ou comprometido.
Para balizar o conhecimento, vale desmistificar a utilização dos termos “lixo” e “resíduos”. Temos o hábito de tratar tudo como lixo, mas nem tudo o que geramos nas nossas atividades é lixo. Resíduo é aquilo que poderá ter alguma utilização novamente, através da reutilização ou processos de reciclagem. Já lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Tenha sempre isso em mente de agora em diante. Através de uma mudança simples de hábito, temos a oportunidade de potencializar as ações de reciclagem e diminuir os impactos ambientais. Por meio da valorização dos resíduos, possibilitamos a construção de uma economia circular. Desta forma, transformamos os resíduos em recursos para a cadeia produtiva, podendo gerar emprego e renda.
Diversos atores da sociedade têm trabalhado incansavelmente para alterar a forma como nos relacionamos com os nossos resíduos. São diferentes ações e atividades que alertam a sociedade e chamam a atenção para os perigos envoltos na má gestão dos resíduos.
Trata-se de um problema coletivo, portanto, requer abordagem coletiva.
Anualmente acontece a semana lixo zero em diferentes cidades do Brasil. A semana lixo zero é um convite para a sociedade refletir sobre o consumo e a responsabilidade proveniente deste. No decorrer da semana, são desenvolvidas diversas atividades, presenciais, virtuais e híbridas. Trata-se de uma excelente oportunidade para aprender boas práticas, para incentivar a coletividade, para inspirar e para ser inspirado, para repensar e refletir sobre nossos hábitos.
A Semana Lixo Zero ocorrerá de 23 a 29 de outubro. No Vale do Taquari, cinco cidades estão realizando, apoiando e incentivando atividades. Em Estrela, tem-se a pareceria da CACIS, Sala Verde e Lixo Zero Vale do Taquari.
No município, as atividades iniciam na segunda feira. Neste dia, a partir das 14h será sancionada a lei Lei que inclui duas ações anualmente no calendário municipal de eventos (Dia D – Descarte e Semana lixo zero). Estas ações visam acrescentar ações periódicas no calendário de eventos para que a população compreenda e se comprometa e se responsabilize com os resíduos gerados.
No dia 26/10, na parte da manhã, será realizada a visita guiada na Usina de Tratamento de Lixo – UTL. A visita será guiada pelo coordenador da Sala Verde. Para esta atividade, é necessária a inscrição tendo número máximo de participantes, podendo ser feita através deste link (https://forms.gle/CDMsVTzBuDKm8bkc9).
Já no sábado pela manhã, dia 29/10, será realizada ação de sensibilização sobre o consumo e uso de plástico junto ao Mercado IMEC. A ação ocorrerá das 8h até às 10h, através de entrega de material e conversa com as pessoas que estiverem circulando pelo local.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM.
Lembre-se, não há solução individual para problemas coletivos. Precisamos do comprometimento de todos para melhorar a situação envolvendo os resíduos em nossa cidade. Junte-se a nós, contribua você também.
Cleberton Bianchini
Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho