A semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciou no dia 29 de maio e finalizou no dia 03 de junho, tivemos uma programação diversificada e aberta à comunidade.
Todas as atividades foram planejadas com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e incentivar a população de que precisamos cuidar e proteger o nosso meio ambiente, além de refletir sobre os impactos que deixamos no planeta.
A nossa programação iniciou no dia 29 de maio, com treinamento interno para os servidores da Sedis, ministrado pelas Coordenadoras da Sala Verde, o qual teve como tema “Gestão de Resíduos e Compostagem”.
Acreditamos que a conscientização dos próprios colegas, sobre a separação e destinação de resíduos, é muito importante para que estejam preparados para iniciar as demais atividades”, afirmou a coordenadora.
No dia 30 de maio, tivemos um Workshop aberto a comunidade, que abordou o tema "ESG - Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável".
Nossos palestrantes foram: Lucas Fontes - Empreendedor e educador; Gerente de Projetos e Inovação na EKT - Ekological Technologies; Gestor de Projetos de Tecnologias Ecológicas para processamento de Resíduos Sólidos; Educador Ambiental no Projeto Conscientiza; Sócio-diretor da Urteco - Urban Technologies; Educador e Curador do Green Thinking Project e Mentor de Startups do TECNOPUC; e Paula Moletta - Engenheira Sanitarista e Ambiental, consultora em sustentabilidade e lixo zero. Membro curador do Green Thinking Project e Fundadora da Ellta Ambiental para serviços ambientais. Coordenadora do Laboratório Lixo Zero e mentora de Startups no Tecnopuc. E para finalizar a noite Apresentação do Projeto Cidade Consciente, da Richter Gruppe, com Josi Birckheuer Richter - Gestora da Richter Gruppe e fundadora da Ustē Cosméticos.
Participaram desta noite 40 pessoas, que acompanharam de forma presencial o evento, no auditório do CEITEQ (2º andar da SEDIS), e 15 pessoas de forma online pelo canal do Youtube Sala Verde de Estrela - RS. A gravação do workshop segue disponível assista aqui.
Na quarta, dia 31 de maio, organizamos uma visita guiada na Usina de Tratamento de Lixo (UTL), que teve por objetivo mostrar o espaço onde todo lixo doméstico da cidade é selecionado pela cooperativa de catadores e destinado, parte para reciclagem e parte para aterro. Diariamente são cerca de 20 toneladas triadas e o percentual de reciclagem do município varia entre 16 a 18% ao mês.
Participaram da visita os servidores da @sedis.estrela, Vigilância Sanitária e pessoas externas à prefeitura, totalizando um grupo de 13 pessoas. Conheça você também a UTL de Estrela, entre em contato e agende uma visita.
No dia 02 de junho, realizamos um Plantio de mudas nativas do nosso Horto Florestal na Praça do Bairro Auxiliadora. Durante a ação foram plantadas seis mudas de cinco espécies diferentes: 2 Araçá (Psidium cattleyanum), Ipê-branco (Tabebuia roseoalba); Ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus); Pata-de-vaca (Bauhinia variegata) e Pitangueira (Eugenia uniflora).
Participaram deste momento 12 pessoas, representando as seguintes entidades Departamento do Meio Ambiente - Sedis - Sala verde - Sec de Infraestrutura - Corsan - Comdema - Lions Clube - Jornal Nova Geração - Lixo Zero Vale do Taquari.
E para finalizar a programação da semana do meio ambiente, no dia 03 de junho, ocorreu a 2° Feirinha Sustentável, na Praça Henrique Roolaart das 8h às 11h. Contamos com a participação de mais de 30 expositores, apresentando e divulgando serviços e produtos diversificados e que contribuem com o meio ambiente.
Nós da Sala Verde realizamos uma oficina sobre Compostagem Doméstica, onde mostramos como confeccionar e cuidar da composteira em casa, além disso, conversamos com os visitantes sobre a separação adequada dos resíduos.
Quem passou pelo nosso estande e do Departamento do Meio Ambiente também pode garantir uma muda nativa para plantar e dar um novo lar para um cãozinho.
Foi uma semana intensa e especial para nós da Sala Verde, e além de toda essa programação pensada e planejada participamos de outras atividades em Escolas, Empresas e até em eventos de outras cidades, mas isso fica para a próxima publicação do blog.