O óleo está presente na cozinha dos Estrelenses, utilizado principalmente para fritar diversos tipos de alimentos. Após o uso, muitas pessoas têm dificuldade de destinar corretamente este material e, inúmeras vezes, acabam jogando o produto nos ralos das pias ou vasos sanitários ou colocam em sacolas plásticas e recipientes fechados e os depositam na coleta de lixo. No entanto, todas estas formas estão erradas e causam impactos ambientais.
Destinar corretamente o óleo de cozinha usado é primordial para diminuir os impactos ambientais. Desta forma, a Sala Verde e a Secretaria de Educação firmaram uma parceria para contribuir com pontos de recebimento e destinação ambientalmente adequada deste resíduo.
Em 2022, foram instalados ECOpontos para recebimento de óleo de cozinha em todas as escolas municipais com o objetivo de possibilitar e facilitar a destinação ambientalmente adequada do óleo de cozinha gerado nas residências do município.
Este projeto tem como benefícios: diminuir os impactos ambientais no solo e recursos hídricos; diminuir os problemas nos encanamentos das residências; redução da atração de vetores e, consequentemente, da transmissão de doenças; entre outros.
A coleta e a destinação juntamente com a empresa parceira é de responsabilidade da Sala Verde, cada escola pode ser beneficiada com uma recompensa anual proporcional a quantidade de óleo coletada.
Neste ano realizamos mais uma coleta de óleo nas escolas participantes da campanha e que haviam recebido óleos gerados pela comunidade, além da coleta realizamos a entrega das recompensas. Até o presente momento os ecopontos receberam 715,80 litros de óleo de cozinha usado.
Deixamos aqui algumas imagens:
Quer saber como participar da campanha e fazer a sua parte: clique aqui.
Até mais,
Coordenadoras da Sala Verde