quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

ECOponto de Óleo de Cozinha - ESCOLAS

O óleo está presente na cozinha dos Estrelenses, utilizado principalmente para fritar diversos tipos de alimentos. Após o uso, muitas pessoas têm dificuldade de destinar corretamente este material e, inúmeras vezes, acabam jogando o produto nos ralos das pias ou vasos sanitários ou colocam em sacolas plásticas e recipientes fechados e os depositam na coleta de lixo. No entanto, todas estas formas estão erradas e causam impactos ambientais.

Destinar corretamente o óleo de cozinha usado é primordial para diminuir os impactos ambientais. Desta forma, a Sala Verde e a Secretaria de Educação firmaram uma parceria para contribuir com pontos de recebimento e destinação ambientalmente adequada deste resíduo. 

Em 2022, foram instalados ECOpontos para recebimento de óleo de cozinha em todas as escolas municipais com o objetivo de possibilitar e facilitar a destinação ambientalmente adequada do óleo de cozinha gerado nas residências do município. 

Este projeto tem como benefícios: diminuir os impactos ambientais no solo e recursos hídricos; diminuir os problemas nos encanamentos das residências; redução da atração de vetores e, consequentemente, da transmissão de doenças; entre outros.

A coleta e a destinação juntamente com a empresa parceira é de responsabilidade da Sala Verde, cada escola pode ser beneficiada com uma recompensa anual proporcional a quantidade de óleo coletada.

Neste ano realizamos mais uma coleta de óleo nas escolas participantes da campanha e que haviam recebido óleos gerados pela comunidade, além da coleta realizamos a entrega das recompensas. No ano de 2024 os ecopontos receberam 462,50 litros de óleo de cozinha usado, totalizando 954,80 litros desde 2022. 




Quer saber como participar da campanha e fazer a sua parte: clique aqui.

Até mais, 

Coordenadoras da Sala Verde


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Caminhos do Lixo - EEEF Moinhos

No dia 28/11, retornamos a escola para falar sobre o Caminhos do LIXO de Estrela, está palestra tem como objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a importância da correta separação dos resíduos, apresentar como funciona o Caminho do Lixo no munícipio e reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente. 

Atendemos 27 alunos e 7 professores. 






E assim finalizamos o ano de 2024.

Luana Hermes 





terça-feira, 26 de novembro de 2024

Agentes Mirins Ambientais - novembro

O atendimento do mês de novembro ocorreu no dia 25/11 das 14h às 15h30min, e foi o último encontro do Projeto Agente Mirim Ambiental de 2024.

Aproveitamos para relembrar alguns assuntos que trabalhamos ao longo do ano e confraternizar com o encerramento de um ciclo de aprendizado e conhecimento sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente.

Como foi o nosso último encontro, entregamos o certificado dos alunos e aproveitamos para fazer algumas brincadeiras relacionadas com os temas estudados, usamos tabuleiros, desenhos e quebra-cabeças.

                         










Agradeço aos pais e responsáveis dos alunos pela confiança e participação e aos alunos pela dedicação. 

Encerramos mais um ciclo do projeto agente mirim ambiental. 

Até mais, 

Luana Hermes





segunda-feira, 25 de novembro de 2024

DIA D - DESCARTE (23/11) - 3° Edição de 2024

No dia 23 de novembro ocorreu a 3° edição do Dia D - Descarte do ano de 2024. Este evento tem por objetivo oportunizar o descarte ambientalmente correto de alguns resíduos especiais. A ação foi realizada na Praça Menna Barreto, das 8h30min às 11h30min no formato Drive Thru. 

Os resíduos que puderam ser descartados pela comunidade foram: celulares, eletrodomésticos, computadores, televisores, Lâmpadas; Óleo de fritura, não tendo a necessidade de estar filtrado; Pilhas e baterias de celulares; Vidros de diversos tipos, como garrafas de suco/cerveja, compotas, etc. Exceto para-brisa de veículos. 

A divulgação do evento contou com o apoio e colaboração de diversas secretarias, entidades e mídias da cidade. A CACIS realizou o compartilhamento das informações e card para todos os seus associados.

Alguns registros da ação:















Volumes coletados durante a ação de novembro:
125 litros de óleo de cozinha usado
415 kg de eletrônicos, pilhas, baterias
140 kg de vidro
101,90 kg de lâmpadas

Ao longo do ano de 2024, as 3º edições totalizam:
190 litros de óleo
1.315 kg de eletrônicos e pilhas
252,80 kg de lâmpadas 
420 kg de Vidro

As edições do Dia D - Descarte de 2024 foram um sucesso, agradecemos a comunidade pela participação e colaboração. 

Até mais, 

Luana Hermes 
 



terça-feira, 19 de novembro de 2024

Clima de Desastre – Aprender para Prevenir

No dia 05/11, estivemos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos para falar sobre um tema super importante e que estamos vivenciando na nossa região e no mundo: Desastres Ambientais. 

O intuito desta palestra é levar mais informação para os nossos alunos sobre as inundações e de que forma podemos aprender para prevenir e remediar algumas tragédias. 

Na oportunidades conversamos com 13 alunos da escola. 





Causa Animal nas Escolas

Conversa com os alunos do 1° e 2° ano da EMEF José Bonifácio.

No dia 29/10, estivemos na escola com o Veterinário do Departamento do Meio Ambiente César para uma conversa sobre cuidados e maus-tratos aos animais domésticos.

Totalizando 36 alunos + 4 monitores/professores.




#meioambiente #animaisdomesticos


segunda-feira, 28 de outubro de 2024

2° Semana Municipal Lixo Zero




A 2° Semana Municipal Lixo Zero, teve uma programação focada nas crianças.

No dia 21/10 das 14h às 16h, tivemos o atendimento do Projeto Agente Mirim Ambiental, no qual falamos sobre CLIMA DE DESASTRE – APRENDER PARA PREVENIR. A conversa foi realizada pela coordenadora do projeto Luana Hermes e a bióloga Paula Braga Fagundes. 

A fala foi baseada nos últimos ocorridos e vivenciados no nosso município, as inundações de Setembro, Novembro e Maio de 2024, trouxemos imagens e explicações para contextualizar porque ocorrem as inundações no Vale, como é o comportamento da chuva e quais os tipos de desastres que existem. 


No dia 22/10, não tivemos visitações na Sala Verde. 

E para finalizar as atividades da Semana Lixo Zero, no dia 24/10 gravamos um vídeo sobre o Vaso Compostor, explicando e demonstrando como cada pessoa pode ter o seu em casa. Acesse o nosso canal do YouTube ou clique aqui para conferir. 

O Vaso Compostor é um recipiente que serve para fazer compostagem, um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos que pode ser feito em casa. 

A compostagem tem vários benefícios, como:

Diminuir a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários;

Proteger o solo contra a degradação;

Melhorar as condições ambientais e a saúde da população;

Resultar em adubo ecológico;

Usar como vaso para cultivar alimentos.



Até o próximo relato, 
Luana Hermes



segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Conversa sobre Cuidados com os Animais Domésticos

Na manhã do dia 10, estivemos no SESI com a turma do contra turno, conversando sobre os cuidados com os animais domésticos.



O veterinário do Departamento de Meio Ambiente do município esclareceu as dúvidas dos alunos e explicou sobre os cuidados necessários e recomendados para o bem estar animal.



Ademais, ele também abordo as questões envolvendo crimes contra os animais, como maus tratos, agressão...
 


No total foram 22 alunos do 3° e 4° ano junto com suas respectivas professoras.

Iniciativas como essa são importantes para que os jovens reconheçam os devidos cuidados que devemos ter com os animais, em especial os domésticos, desde o começo de sua vida. Tudo se começa pela educação.

Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

30/09, Palestra sobre Mata Ciliar e sua Fauna

Na data desta segunda-feira (30), foi realizado uma palestra com a nossa coordenadora da Sala Verde (Luana Hermes), a bióloga do Departamento de Meio Ambiente (Paula) e a estagiária da Sala Verde (Valéria), com os alunos dos anos iniciais (1°, 2°, 3° e 4° ano), totalizando 21 alunos e 6 professoras, na ESCOLA MOINHOS. O tema abordado foi a Mata Ciliar e a Fauna destes locais. Por meio de uma apresentação com imagens os alunos conheceram alguns animais que temos aqui na nossa cidade, de espécies nativas e que foram afetados de alguma forma pelas últimas inundações.

  • Protegem os rios do assoreamento, pois as raízes das plantas impedem que o solo fique desprotegido;
  • Filtram e drenam a água pluvial para os lençóis freáticos e aquíferos;
  • Protegem os terrenos que ficam às margens dos rios;
  • São refúgio e fonte de alimentos para muitos animais, como mamíferos, répteis e invertebrados.
Fauna da Mata ciliar apresentada:

Mas você sabe o que é mata ciliar?

A mata ciliar é uma área de vegetação que se encontra nas margens de rios, lagos, represas, nascentes e outros corpos hídricos. O nome "mata ciliar" deve-se à sua importância para a proteção dos rios, sendo tão importante quanto os cílios para os olhos.

As matas ciliares são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas, principalmente os aquáticos. Elas desempenham diversas funções, como:

As matas ciliares estão presentes em todos os biomas brasileiros, como a caatinga, o cerrado, a floresta amazônica, a mata atlântica, o pantanal e o pampa.



Após o momento de conversa tivemos um momento de recreação onde montamos com os alunos três quebra-cabeças. Confira os animais que foram trabalhados com os alunos na atividade do quebra-cabeça:

JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO - Nome científico: Caiman latirastrix

Habita rios, lagos e brejos próximos ao mar, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e na bacia do Paraná, chegando até o Pantanal. Em muitas destas áreas encontra-se ameaçado. Embora os jacarés assustem as pessoas pelo seu tamanho e aspecto pré - histórico, são animais extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, pois agem na cadeia alimentar controlando as espécies que fazem parte da sua dieta, tais como peixes e pequenos crustáceos, além de controlarem a população dos caramujos transmissores de doenças, como a esquistossomose (barriga d' água). Durante o dia, "tomam banho de sol" em grupos, e à noite, caçam. Vivem aproximadamente 50 anos.


QUATI - Nome Científico: Nasua nasua

É um animal muito ativo de comprimento total de 70 a 120 cm com peso de 3 a 6 kg. O nome popular vem do tupi-guarani " aquele que tem corpo com listras." Suas garras longas e fortes, e seu focinho, em forma de trombeta, ajudam-no a escavar por toda parte á cata de alimento. A
cauda serve como uma espécie de comunicação entre o grupo, sempre-que o líder, um macho, levanta a cauda, é sinal de que há algo errado no ambiente e todo o bando deve ficar alerta. Alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Não gosta de água mas pode nadar bem. Dorme no alto das árvores. enrolado como uma bola, e não desce antes do amanhecer.



GRAXAIM DO CAMPO - Nome científico: Dusicyon gymnoceres

Animal de porte mediano, de coloração cinza amarelada tendendo para marrom ferrugíneo no alto da cabeça e cinza prateado na parte frontal das patas, orelhas grandes e focinho afilado na extremidade. E, encontrado desde o subdo Brasil até o leste da Bolívia, nos pampas, savanas e chaco Sua alimentação consiste em frutas, pequenos vertebrados; insetos e camiça.
Solitário, vive em casal só na época da reprodução. Está ameaçado por perda de habitat e por abate devido as predações de cordeiros e galinhas.


Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Plantios - Dia da Árvore

 Nos dias 19, 23 e 25 desse mês foram realizados 3 plantios em comemoração ao Dia da Árvore (21)

Feitos em parceria com a EMEF Cônego (alunos do 4° ano A), Colégio Santo Antônio (alunos do 1° ano do ensino médio e cooperativa da escola) e Rotary Club; ajudaram o Meio Ambiente e ainda celebraram esse dia tão importante para a conscientização ambiental. Quer saber mais sobre o dia da árvore? Confere no nosso feed do instagram a postagem sobre ele: https://www.instagram.com/p/DALPu8OOO2y/?igsh=MXYza2MybGUwd25jcQ==

 Espécies plantadas:
1 Guabiroba ou Guavirova, Campomanesia xanthocarpa;
1 Timbó: Ateleia glazioviana (Leguminosae – Papilionoideae);
1 Ipê Amarelo, Handroanthus pulcherrimus;
4 mudas de Calliandra,  Calliandra brevipes;
2 mudas de Goiaba-serrana, Feijoa sellowiana;
Ambas são nativas da Mata Atlântica, a diferença é que a Calliandra-rosa é nativa da região também, e a Goiabeira-serrana ou Goiaba-serra não.
Todas mudas foram cultivadas no Horto Municipal.


As árvores têm uma relação fundamental com vários ODS. Eles ajudam a combater a mudança climática (ODS 13), preservar a biodiversidade (ODS 15), melhorar a qualidade do ar e o bem-estar urbano (ODS 11), e benefícios para a saúde e bem-estar (ODS 3). Além disso, promovem práticas sustentáveis ​​(ODS 12). Essa interconexão mostra como o plantio de árvores é vital para um desenvolvimento mais sustentável.


E você, já ajudou o planeta hoje?

Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Agentes Mirins-Plantio de mudas.

 O atendimento do mês de Setembro ocorreu no dia 16/09 das 14h às 16h, teve como temática o dia da árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

Levamos os agentes mirins ambientais até o Parque Princesa do Vale para realizarmos o plantio de uma muda de árvore nativa cultivada no Horto Florestal do município. 

Atividade iniciou com uma contextualização sobre o dia da árvore, sua importância e relevância para o meio ambiente. Após, com a orientação e apoio do Engenheiro Agrônomo Diego Levandoski do Departamento do Meio Ambiente as crianças realizaram o plantio de um ipê-amarelo (Handroanthus pulcherrimus).

Os agentes puderam colocar a mão na terra e realizar o plantio do início ao fim, aprenderam sobre as raízes da planta, como se faz um plantio adequado, a importância do tutoramento e a forma de realizar o mesmo (o tipo de nó que prende o tronco em uma tábua de madeira e direciona o crescimento da árvore), para que servem as estacas e o cano PVC. 

Ao retornarem para a Sala Verde as crianças receberam o novo kit (ecobag, caderneta, caneca, lápis e borracha) e a camiseta. 

Nas redes sociais da sala verde você pode conferir o vídeo deste atendimento. 








Até o próximo registro,

Giovanna e Luana.