terça-feira, 30 de julho de 2024

Relembrando o mês de Julho...

 

Neste mês tivemos diversas atividades, algumas já publicadas e outras estarão nessa postagem. Além de diversas datas comemorativas relacionadas à preservação e ciência, temas cada vez mais alinhados com a proposta da Sala Verde. Para educarmos precisamos reconhecer aqueles que realizam pesquisas e descobertas científicas, bem como preservarmos a biodiversidade que nos cerca.

Eventos que também aconteceram nesse mês:

11 de Julho: 8° Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas






 O evento ocorreu na UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari, para debater e analisar ações e programas sobre resiliência e mitigação das mudanças climáticas. Participamos do evento como representantes da comissão municipal sobre mudanças climáticas de Estrela.

 

18 de Julho: Plantio de árvores nativas com a Cooperativa Cresol.







 Em comemoração aos 29 anos da cooperativa, foram doadas mudas de espécies nativas. Plantadas em diversos espaços públicos do município na quinta-feira do dia 18. Agradecemos a Cooperativa pela procura e interesse em revitalizar nosso município.


25 de Julho:  Reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA




Nessa reunião contamos com a participação dos representantes do Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari. Com o objetivo de explanar as ações realizadas por eles e a relevância da mata ciliar nos nossos recursos hídricos. Foi uma tarde de muito conhecimento sobre fauna, flora e biodiversidade.


30 de Julho: Ação de lançamento de sementes





As sementes foram doadas ao município através de uma ação de coleta realizada por diversos movimentos: Pró-Matas Ciliares, SEMA/RS, IBAMA e Exército Brasileiro. A ação foi realizada com crianças do município na área onde era localizado o Parque da Lagoa. 

O lançamento tem como objetivo auxiliar no reflorestamento das áreas que foram gravemente afetadas pelas inundações de maio desse ano. Além do Estrela, diversos municípios do estado foram contemplados com essa ação.

E assim encerramos as atividades do mês de Julho.


Nos vemos no próximo post,

Giovanna e Luana.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Visitas na UTL de Julho

Durante o mês de julho realizamos duas visitações à Usina de Tratamento de Lixo - UTL.

A primeira foi realizada no dia 15/07, com os alunos do Projeto Agentes Mirins Ambientais que foram entender de perto como funciona a nossa UTL.



 A segunda visita foi realizada no dia 23/07, com os alunos do 5° ano da EMEF Pedro Jorge Schmidt.




As Visitas têm como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da separação e da correta destinação dos resíduos conforme o calendário da coleta seletiva. 

Além disso durante é um momento para visualizar todo o processo que os resíduos gerados no município de Estrela recebem, desde a chegada como caminhão, triagem, enfardamento dos materiais recicláveis e a disposição final do rejeito na vala do aterro sanitário!

Agradecemos a atenção do presidente da @cooperativa_cooperestrela e a disponibilidade de espaço da @ph_utl_estrela.

Até o próximo relato,

Giovanna e Luana.

 

 

segunda-feira, 22 de julho de 2024

DIA D - DESCARTE (20/07) - 2° Edição de 2024

No dia 20 de julho ocorreu a 2° edição do Dia D - Descarte do ano de 2024. Este evento tem por objetivo oportunizar o descarte ambientalmente correto de alguns resíduos especiais. A ação foi realizada na Praça Menna Barreto, das 9h30min às 12h no formato Drive Thru. 

Os resíduos que puderam ser descartados pela comunidade foram: celulares, eletrodomésticos, computadores, televisores, Lâmpadas; Óleo de fritura, não tendo a necessidade de estar filtrado; Pilhas e baterias de celulares; Vidros de diversos tipos, como garrafas de suco/cerveja, compotas, etc. Exceto para-brisa de veículos. 

Abaixo encontra-se o card de divulgação do evento. 


A divulgação do evento contou com o apoio e colaboração de diversas secretarias e entidades. A CACIS realizou o compartilhamento das informações e card para todos os seus associados e passou com carro de som na rua dias antes do evento. 

Alguns registros da ação:






Volume de resíduos coletados nesta edição:
25 litros de óleo de cozinha;
600 kg eletroeletrônicos, pilhas, baterias;
210 kg de vidro;
80,9 kg de lâmpadas (aproximadamente 400 unidade de lâmpadas).

Seguimos impactando por uma Estrela mais sustentável. 

Até mais, 

Luana Hermes 

Coordenadora da Sala Verde


quinta-feira, 4 de julho de 2024

Agentes Mirins Ambientais - Junho

No atendimento do dia 24/06, abordamos os resíduos orgânicos e a Compostagem com temática da aula. 

Atualmente 50% do que geramos de resíduos/lixo no nosso dia a dia são resíduos orgânicos, que podem ser tratados através da compostagem.

A compostagem é um processo de decomposição da matéria orgânica (sobras de alimentos), que tem como resultado final um produto rico em nutrientes para o solo: o Composto orgânico. Atualmente é a forma mais adequada para o tratamento dos resíduos orgânicos, e pode ser feita de diferentes maneiras e formas, dentro de casa, na horta, no pátio, em caixas e baldes.

Para compreender o processo e como ele acontece, cada aluno confeccionou um "Vaso Compostor" e levou para casa. Daqui 30 dias analisaremos como está o processo de cada vaso. Além disso, eles terão que continuar as camadas do vaso compostor em casa, para isso, entregamos serragem para ajudar na continuidade do trabalho. 

Para confecção do vaso compostor, foi necessário, tesoura, galão, serragem, resíduos orgânicos (cada aluno trouxe o seu) e composto pronto. 

Além da oficina eles assistiram um vídeo de como fazer em casa uma composteira de baldinhos. Link: https://www.youtube.com/watch?v=H2ENOcfJZgo&t=2s

Registros fotográficos:








Até o próximo relatos das ações da Sala Verde.