quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Plantio de Mudas com Ensino Médio Estrela - 28/08

 No dia de ontem (28) foi realizado uma atividade de plantio de mudas com o 2° ano do Ensino Médio Estrela. Realizado em Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Taquari, inserida dentro dos limites do Parque da Lagoa, área pública municipal, a qual foi gravemente atingida pela inundação ocorrida final de abril e início de maio do corrente ano.

Na oportunidade foram plantadas mudas de espécies nativas produzidas no horto florestal da Prefeitura de Estrela. As espécies foram criteriosamente selecionadas conforme suas características botânicas, sendo optado por espécies adequadas à área e de rápido crescimento.Foram plantadas 10 mudas e os 26 alunos que fazem parte da "Turma da Sustentabilidade" subiram as mangas de seus agasalhos para colocarem a mão na massa e ajudarem o meio ambiente. O plantio foi acompanhado pelo engenheiro agrônomo do Departamento de Meio Ambiente, Diego Levandoski.

As espécies plantadas foram:
- Aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolia);
- Angico-vermelho (Parapiptadenia rigida);
- Canela-amarela (Nectandra lanceolata)
- Capororoca (Myrsine umbellata);
- Maria-preta (Diospyros inconstans)

Ao final do plantio, foram dispostas no local, plantas de nabo-forrageiro (Raphanus sativus) arrancadas em limpeza de área adjacente, como cobertura morta, no intuito de melhorar as condições físico-químicas do solo e manutenção de sua umidade, além de minimizar o crescimento de plantas daninhas que competem por recursos com as mudas arbóreas ali plantadas.

Iniciativas como essa, não só incentivam e conscientizam os estudantes como também ajudam o meio ambiente a se reerguer. Como diria Wangari Maathai, ativista ambiental e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, “Quando plantamos árvores, estamos fazendo um presente para o futuro.”

Alinhados com a agenda 2030, a atividade englobou as ODS  11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e  15 (Vida terrestre).


Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Projeto Agentes Mirins Ambientais

O atendimento do mês de Agosto, dia 19/08, aconteceu na SEDIS das 14h às 16h. Ademais, contou com a participação do Biólogo e Fiscal Ambiental do Departamento de Meio Ambiente do município Rafael Luiz Meneghini, que contextualizou para os alunos como funciona a fiscalização de apreensão de animais silvestre e das gaiolas onde eles ficam aprisionados.




Após a fala do fiscal na sala, os alunos visualizaram as gaiolas e acompanharam a destruição de duas delas para entenderem todo o processo. O mesmo consistente na fiscalização e apreensão de materiais e animais que estão sendo presos de forma irregular ou ilegal.





Além disso, foram montados quebra-cabeças de animais silvestres para expandir o conhecimento sobre os mesmos e identificar algumas espécies existentes e aprender sobre a forma como vive e se alimenta. 



Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Dia 18 de Agosto: Cultura na praça com Feirinha de Adoção

No último domingo, 18 de agosto, ocorreu o Cultura na Praça. Nele, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente do município, organizamos uma feirinha de adoção de animais.


No total foram adotados 8 filhotes e cada adotante recebeu um kit com pote, coleira, guia, lencinho e dois sachês para o seu novo AUMIGO. 




A felicidade de um cachorro adotado é a prova de que grandes mudanças podem começar com pequenos atos de amor. Adote.


Até o próximo registro,
Giovanna.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Educação ambiental nos abrigos

Durante os meses de maio, junho e julho realizamos atividades de educação ambiental e sensibilização sobre a separação dos resíduos gerados pelas famílias que estão sendo atendidas nos abrigos do munícipio. 

Além da diferença entre cada tipo de resíduo, foi abordada também a importância da separação e construídas diversas placas com o tipo de lixo que deverá ser descartado em cada lixeira.

As atividades foram realizadas em conjunto com as crianças que estão no local, aplicamos o jogo da reciclagem e confeccionamos as identificações das lixeiras. 








"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
- Paulo Freire

Até o próximo relato, 

Giovanna e Luana.