quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Agentes Mirins-Plantio de mudas.

 O atendimento do mês de Setembro ocorreu no dia 16/09 das 14h às 16h, teve como temática o dia da árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

Levamos os agentes mirins ambientais até o Parque Princesa do Vale para realizarmos o plantio de uma muda de árvore nativa cultivada no Horto Florestal do município. 

Atividade iniciou com uma contextualização sobre o dia da árvore, sua importância e relevância para o meio ambiente. Após, com a orientação e apoio do Engenheiro Agrônomo Diego Levandoski do Departamento do Meio Ambiente as crianças realizaram o plantio de um ipê-amarelo (Handroanthus pulcherrimus).

Os agentes puderam colocar a mão na terra e realizar o plantio do início ao fim, aprenderam sobre as raízes da planta, como se faz um plantio adequado, a importância do tutoramento e a forma de realizar o mesmo (o tipo de nó que prende o tronco em uma tábua de madeira e direciona o crescimento da árvore), para que servem as estacas e o cano PVC. 

Ao retornarem para a Sala Verde as crianças receberam o novo kit (ecobag, caderneta, caneca, lápis e borracha) e a camiseta. 

Nas redes sociais da sala verde você pode conferir o vídeo deste atendimento. 








Até o próximo registro,

Giovanna e Luana.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

14 de setembro, Ação de Microchipagem de Animais + Feira de Adoção

No último sábado (14), foi realizada a ação de microchipagem de animais + feira de adoção na Praça Menna Barreto.

 
21 animais foram chipados e estão mais seguros caso se percam, já que, após o cadastro dos animais nos sites referentes aos chips (www.animalltag.com.br e www.tripuimed.com.br) o contato de seus tutores fica disponível.

Mas o que é chipagem?
O microchip, que é um pequeno dispositivo implantado sob a pele do animal, contém um código que após ser escaneado nos mostra um código que nos fornece informações importantes como contato e endereço do seu tutor. Para tal identificação é imprescindível que o mesmo realize seu cadastro nos sites mencionados anteriormente.
O microchip é inserido sob a pele do animal, geralmente na região dorsal, e não causa dor ou desconforto após aplicado. Para acessar as informações contidas no chip, é necessário um leitor específico, que está disponível em algumas clínicas veterinárias.
A chipagem não afeta negativamente a saúde do animal. O microchip é feito de um material biocompatível, o que significa que é seguro para o uso em animais. Além disso, o chip não interfere nos hábitos de higiene ou na qualidade de vida do pet.

Só iremos obter uma redução e efetiva de abandonos e responsabilização quando a grande maioria dos animais estiver chipado.

 Além disso, também tiveram 5 filhotes que vão encher o lar de seus adotantes de amor.



Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Ação de Atendimento aos Animais Domésticos no bairro Imigrantes

 No último sábado, dia 31 de agosto, foi realizada a Ação de Atendimento aos Animais Domésticos no bairro Imigrantes. O evento teve duração de quase 3 horas, começando às 09:00 e finalizado às 11:45.

No total foram atendidos 78 animais, sendo sua maioria cachorros.

Foram aplicados medicamentos contra carrapatos, pulgas e vermes. O veterinário também orientou as famílias sobre a saúde de seus pets e respondeu suas dúvidas.




Eventos como esse são extremamente importantes para a comunidade como um todo e para os animais. Sempre anunciamos eles em nosso perfil do Instagram @salaverde.estrela.rs, aproveite e nos acompanhe por lá também!


Devemos sempre nos atentar aos cuidados básicos com o seu animal doméstico, são eles:
1: Assegurar adequadas condições de bem-estar, saúde, inclusive
com controle de Verminose, pulgas e carrapatos;
2: Recolher diariamente as fezes e dar o destino adequado;
3: Fornecer água fresca, limpa e em quantidade suficiente;
4: Oferecer diariamente alimento de boa qualidade em quantidade
suficiente;
5: Manter os animais nos limites de sua propriedade, com abrigo
adequado (casinha), em local ventilado com sombra e acesso ao
sol;
6: Manter o animal em um local que permita sua movimentação
adequada;
7: Manter o animal vacinado contra raiva e demais doenças e
revacinar dentro dos prazos recomendados;
8: Realizar o controle reprodutivo, evitando gestação indesejada e
consequente o abandono de filhotes;
9: Recolher as fezes de seus animais quando levados para passear.

Até o próximo registro,
Giovanna e Luana.