Entre os dias 25 de junho a 04 de julho, o projeto Sala Verde realizou atividades de educação ambiental em três escolas da região: a EMEF Leo Joas, com 82 alunos do 7º a 9º ano, o Colégio Santo Antônio, com 43 alunos do 5º ano, e a EMEF Odilo A. Thomé, com 40 estudantes das turmas 5º A e B. Ao todo, 165 crianças participaram dos encontros, que tiveram como foco principal a conversa sobre resíduos especiais, aqueles que exigem tratamento e descarte diferenciados devido ao seu potencial de impacto ambiental e à ameaça à saúde pública.
Durante as atividades, os estudantes foram convidados a refletir sobre o que acontece com os materiais que jogamos fora, e quais resíduos não devem ser colocados no lixo comum ou reciclável. Aparelhos eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, medicamentos vencidos, óleo de cozinha foram mencionados, itens que fazem parte do dia a dia de todos nós.
Com uma linguagem acessível e recursos visuais, a educadora ambiental Luana Hermes explicou os riscos do descarte inadequado desses resíduos: contaminação do solo, poluição da água, intoxicação de animais e pessoas, além do comprometimento de processos de compostagem e reciclagem.
Outro ponto importante dos encontros foi a divulgação do “Dia D – Descarte”, uma ação promovida para o recolhimento seguro de resíduos especiais nas comunidades. Os estudantes receberam um card com as informações completas da campanha, incentivando que levem o conteúdo para casa e mobilizem suas famílias.
As atividades foram marcadas por um alto nível de participação, com muitas perguntas, curiosidades e relatos das crianças.