segunda-feira, 18 de maio de 2026

Projeto Agentes Mirins retorna com novas turmas em Estrela

O projeto Agentes Mirins retomou suas atividades com novas turmas de estudantes do município de Estrela. Na última semana, participaram das primeiras ações os alunos das escolas Arnaldo J. Diehl, José Bonifácio e Escola Pinheiros.


Voltado para estudantes dos 4º anos de escolas públicas e particulares do município, o projeto é gratuito e tem como principal objetivo promover a Educação Ambiental de forma participativa, incentivando a formação de crianças mais conscientes, responsáveis e comprometidas com a preservação do meio ambiente.


As atividades buscam integrar as instituições de ensino em torno de práticas sustentáveis e estimular o protagonismo infantojuvenil na construção de soluções para os desafios ambientais da atualidade. Mais do que aprender sobre sustentabilidade, os participantes são incentivados a se tornarem multiplicadores de boas práticas dentro das escolas, famílias e comunidades.


O retorno das atividades marca o início de mais um ciclo de aprendizados, experiências e ações voltadas ao cuidado com o planeta, fortalecendo a conexão das crianças com temas ambientais e incentivando atitudes que podem gerar impactos positivos para todo o município.

Ao longo do projeto, os estudantes participarão de atividades educativas, dinâmicas e reflexões sobre sustentabilidade, cidadania e preservação ambiental, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada na construção de um futuro melhor.

terça-feira, 12 de maio de 2026

Semana da Compostagem mobilizou escolas e a comunidade Estrelense sobre o destino dos resíduos orgânicos

 Na última semana, a Sala Verde participou da Semana da Compostagem com uma programação voltada à conscientização e incentivo à compostagem como prática possível no cotidiano.

Ao longo dos dias, diferentes atividades foram realizadas em escolas e nas redes sociais com temas como separação correta dos resíduos, funcionamento da compostagem, cuidado com as minhocas e impacto ambiental do descarte inadequado dos resíduos orgânicos.

A semana começou com um conteúdo colaborativo entre Recic, Sala Verde e Lixo Zero VT, trazendo uma reflexão importante: qual destino estamos escolhendo para os resíduos que geramos? A proposta teve o intuito de falar sobre como a compostagem pode transformar restos de alimentos em vida, desviando resíduos orgânicos do aterro sanitário e devolvendo nutrientes ao solo. Para assistir, acesse O que é compostagem? 

Também foram compartilhados conteúdos educativos sobre os diferentes modelos de compostagem e como cada pessoa pode encontrar uma solução que faça sentido para sua rotina — seja através de composteiras domésticas, minhocários ou sistemas coletivos. Aprenda os métodos aqui: Tipos de compostagem 

Nas escolas do município, a atividade “Do lixo à vida: descobrindo a compostagem” levou aprendizado prático para centenas de crianças. Os estudantes puderam conhecer modelos de composteiras, entender como os resíduos orgânicos se transformam em adubo e interagir diretamente com a terra e as minhocas. 


As ações passaram pela EMEF Pinheiros, EMEF Odilo A. Thomé, EMEF Arnaldo J. Diehl, EMEF José Bonifácio e EMEF La Salle, envolvendo alunos de diferentes idades em experiências sensoriais, curiosas e educativas.

Outro tema abordado durante a semana foi o cuidado com a vermicompostagem em caixas. Através de conteúdos práticos, a comunidade também recebeu orientações sobre equilíbrio do sistema, manutenção das minhocas e cuidados necessários para manter a composteira saudável dentro de casa. Acesse https://www.instagram.com/p/DYDbo_GRSS4/

A Semana da Compostagem teve como foco a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação social e mostrou que pequenas mudanças de hábito podem gerar impactos positivos para o planeta. Afinal, quando entendemos que o resíduo orgânico não é lixo, mas um recurso capaz de voltar para a natureza como vida, passamos a enxergar nossos resíduos de outra forma. 

Atividade na EMEF Léo Joas incentiva a separação correta desde a infância

Ainda em abril, a Sala Verde esteve na EMEF Léo Joas para realizar a atividade “Lixo ou resíduos? Como eu separo!”, envolvendo as turmas de 3º e 4º ano em uma experiência prática de educação ambiental. 

A proposta da atividade foi incentivar os estudantes a refletirem sobre os resíduos gerados no cotidiano e compreenderem a importância da separação correta para o reaproveitamento dos materiais.


A partir de uma conversa inicial sobre descarte, os alunos participaram de uma dinâmica prática de classificação, organizando diferentes materiais em três frações: reciclável, orgânico e rejeito. As crianças puderam perceber que os resíduos possuem destinos diferentes e que pequenas atitudes fazem grande diferença para o meio ambiente.

Durante a atividade, um dos temas que mais despertou curiosidade foi a discussão sobre os resíduos gerados no banheiro e como a contaminação dos recicláveis por rejeitos pode comprometer todo o processo de reciclagem. 

A experiência reforçou como a educação ambiental, quando trabalhada de forma prática e participativa, estimula desde cedo o desenvolvimento de hábitos mais conscientes e sustentáveis. 

Educação ambiental e empatia marcaram o “Bate-papo Animal” na EMEF La Salle

 Em sintonia com a campanha Abril Laranja, a Sala Verde promoveu uma atividade especial na EMEF La Salle: o “Bate-papo Animal”, um momento de conversa e sensibilização sobre respeito e cuidado com os animais. 


A ação reuniu os 48 alunos da escola, envolvendo turmas da pré-escola ao 5º ano em uma troca acessível sobre o bem-estar animal e a responsabilidade que cada pessoa tem no cuidado com a vida.

A atividade foi conduzida por Luana Hermes, coordenadora da Sala Verde, acompanhada do médico veterinário Luis Cesar Schauenberg, que trouxe orientações e exemplos sobre como nossas atitudes impactam diretamente os animais. 

Durante o encontro, as crianças puderam fazer perguntas e refletir sobre temas como abandono, maus-tratos, respeito aos animais e a importância da empatia desde cedo. Assim, o bate-papo buscou incentivar uma relação mais consciente e cuidadosa com todos os seres vivos.

Ao longo do mês de Abril Laranja, iniciativas como essa são importantes para estimular a conscientização sobre a prevenção da crueldade animal e mostram que pequenas ações e aprendizados podem gerar grandes mudanças no futuro.