terça-feira, 27 de setembro de 2011

Trilha na Praça Menna Barreto com Bombeiros Mirins

No dia 27 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde, os integrantes do Projeto Bombeiros Mirins – Salvar Vidas visitaram a Sala Verde a fim de realizarem atividade de Educação Ambiental. Primeiramente foram informados sobre o funcionamento da Sala Verde, atividades desenvolvidas e projetos realizados com as Educadoras Ambientais da Sala Verde Regiane (manhã) e Camila (Tarde). Na sequência participaram de uma Trilha Ecológica pela Praça Menna Barreto, sendo orientados pela Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Jaqueline Spellmeier que apresentou informações sobre a importância das espécies arbóreas, funções, identificação de espécies nativas e exóticas, licenciamento e preservação ambiental. No turno da manhã, os alunos tiveram o oprtunidade de realizar o plantio de uma muda de Ipê-roxo – árvore símbolo do município de Estrela.
As Educadoras Ambientais ressaltaram a importância desta atividade e da multiplicação das informações obtidas através desta, a fim de que cada vez mais pessoas conheçam a importância das árvores, cuidem e plantem.

 Turma atendida no turno da manhã


Bióloga Jaqueline orientando os alunos

 Turma atendida no turno da tarde



Um belo abraço ao "velho" cedro!

Funcionárias da UNIMED visitam a UTL

          No dia 26 de setembro estiveram na UTL (Usina de Tratamento de Lixo) duas funcionárias responsáveis pela Gestão de Responsabilidade Socioambiental da UNIMED Vale do Taquari e Rio Pardo. O objetivo da visita foi o de conhecer os processos realizados desde a chegada dos resíduos até o encaminhamento para a reciclagem. A visita foi acompanhada pela Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann que orientou as visitantes passando-lhes informações pertinentes sobre o funcionamento da UTL desde sua existência, bem como as contribuições desta para a gestão de resíduos no município.


Alunos da EMEF Ruth Markus realizam ação de conscientização na comunidade

      Os alunos do 3º Ano da EMEF Ruth Markus Huber juntamente com a professora Bárbara realizaram um projeto sobre Meio Ambiente, focando as questões dos resíduos sólidos. No dia 23 de setembro organizaram uma caminhada pelo bairro para conversar com a população sobre a importância da Coleta Seletiva e do óleo, na oportunidade distribuíram dicas ambientais e folders da Coleta Seletiva e do óleo. A atividade foi acompanhada pela Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann que ressaltou a importância da ação comunitária e a participação de todos para a melhoria da Coleta Seletiva do município, incentivando a população a observar o dia e o turno correto da coleta do resíduo orgânico e seco no bairro.






quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia da Árvore é comemorado com plantios em Escolas/Entidades

No dia 21 de setembro (Dia da Árvore), os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz localizada no bairro Marmit participaram do plantio de espécies nativas, entre elas o Ipê Roxo, árvore símbolo do município. A atividade alusiva ao dia da árvore foi acompanhada pela Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann e pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Ângela Schossler. As crianças participaram de uma conversa sobre a importância das árvores e preservação ambiental.



Também neste dia foram entregues duas mudas de Ipê-roxo, uma para a Escola Estadual 20 de Maio e outra para a EMEI Pingo de Gente para realizarem o plantio da árvore símbolo em comemoração ao dia da árvore. No passeio público em frente a 3ª Coordenadoria Regional de Educação foi realizado o plantio de duas mudas de sibipiruna, a atividade foi realizada em parceria com os funcionários da 3ª CRE e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

No dia 22 de setembro foi realizado plantio de duas quaresmeiras com os alunos da EMEI Paraíso e um Ipê amarelo com ao alunos da EMEF Ruth Markus Huber. As crianças tiveram oportunidade de conhecer a importância das espécies nativas e os cuidados que devemos ter com elas.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vem aí a Semana da Água!

De 03 à 08 de outubro ocorrem as atividades referentes à Semana da Água.
Confira a programação e participe!


Sala Verde participa de evento comunitário

Ainda no dia 14, o estágiário Júnior F. Fritzen participou de uma atividade comunitária promovida pela SMEL, onde representou a Secretaria de Meio Ambiente e Sala Verde através da distribuição de 150 mudas de árvores frutíferas nativas cultivadas no horto municipal. O evento foi direcionado aos participantes do Projeto “Vida Saudável”.


Escola José Bonifácio visita a UTL

No dia 14 de setembro os alunos do 5º Ano da EMEF José Bonifácio estiveram na Usina de Tratamento de Lixo (UTL) acompanhados pela professora Ângela e Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann para conhecerem o processo de tratamento do resíduo doméstico. Na oportunidade puderam acompanhar as etapas de chegada do resíduo, triagem, acondicionamento e compostagem, fazendo diversos questionamentos.




Escola Leo Joas e Projeto Ecoliderança visitam a UTL

 No dia 13 de setembro, no turno da tarde, foram realizadas duas visitas à Usina de Tratamento de Lixo. A primeira foi com os 45 alunos dos 4º anos da EMEF Leo Joas acompanhados de suas professoras. A visita serviu como forma de visualizar na prática situações vistas nos estudos que têm realizado em sala de aula referentes ao assunto. Os alunos demonstraram muita curiosidade e interesse através de inúmeros questionamentos que fizeram durante a visita.



Após esta visita recebemos 4 alunas do Projeto Ecoliderança que ocorre no município desde o ano passado e incentiva jovens a se interessar pelas questões ambientais que ocorrem em sua cidade. As alunas interagiram fazendo perguntas aos funcionários que trabalham na UTL e tirando suas dúvidas a respeito do tratamento dado ao lixo em Estrela. A visita serviu como embasamento e fonte de informações para um trabalho que apresentarão ao grande grupo.

Foto: Susana Fornari


Alunos da Escola Vidal visitam a UTL

No dia 12, 13 e 15 de setembro os alunos dos 1º Anos do Ensino Médio da Escola Estadual Vidal de Negreiros acompanhados pelo professor Fábio Mallmann estiveram visitando a ULT (Usina de Tratamento de Lixo). Na oportunidade fizeram vários questionamentos sobre as questões relacionadas a Coleta Seletiva, tratamento do lixo e reciclagem. Puderam esclarecer suas dúvidas através das explicações da Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann sobre as etapas desde a pesagem, recebimento, triagem, compostagem e aterro sanitário. As turmas realizaram anotações para posteriormente fazerem relatórios ampliando seus conhecimentos.  




Jovens motivados pela Preservação Ambiental

No dia 10 de setembro a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico Ângela M. Schossler e a Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann com o qpoio do Biólogo William Heberle estiveram junto com o grupo Black Aipim Esporte e Aventura. Anualmente a equipe dedica seu tempo para ajudar a sociedade de alguma forma. Esse ano lançaram o Projeto Carbono Zero, através de um sistema chamado “calculadora cológica” realizaram o cálculo da quantidade de carbono que a equipe lançava na atmosfera durante o deslocamento para as competições e quantas árvores seriam necessárias para a neutralização do carbono. O local escolhido para o plantio de 80 mudas nativas foi uma propriedade enquadrada no Projeto Corredor Ecológico, localizada na Linha Figueira.

Integrantes do grupo acompanhados da Bióloga Regiane e da Secretária Ângela

Orientações sobre o plantio feitas pelo Biólogo William


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Símbolo de Estrela

           O tema do desfile cívico de 07 de setembro fez referência aos símbolos do município, entre eles a árvore símbolo, o Ipê Roxo, que foi conduzido na abertura do desfile pela Secretária Municipal de Meio Ambiente Ângela Schossler e pela Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann, acompanhadas de dois jovens munícipes. A árvore símbolo foi instituída através de um projeto realizado pela Sala Verde em 2010 com ampla participação da população.



Ipê-roxo em flor, um show para ser apreciado

Quem caminha pelas ruas de Estrela e observa a paisagem com um pouco mais de atenção pode se surpreender e encantar com a belo cenário formado pelos ipês-roxos, que já começaram a florescer. O verde “básico” que dominava as copas das árvores de avenidas, praças e largos da cidade está cedendo espaço para os ipês, que, com a forte cor, seduzem e roubam a cena nos finais de tarde. Habituais em algumas ruas de nossa cidade, as árvores vão continuar a florescer até o final deste mês. Simultaneamente a este período, as flores vão caindo e formam tapetes naturais de pétalas nas calçadas da cidade. Para algumas pessoas as floradas dos ipês são como um show da natureza a ser contemplado.
Como normalmente temos um inverno ensolarado, as várias espécies de ipês vão se sucedendo na floração, de junho a setembro. A ordem varia conforme a região do país, pois as condições de sol e calor variam muito em um país tão grande e tropical como o nosso.

O ipê-roxo é a Árvore Símbolo de Estrela, eleita através de votação em 2010. A Sala Verde convida a Comunidade Estrelense a fotografá-la para que no próximo ano seja feita uma exposição itinerante com fotos que foram registradas pelos munícipes.

Ipê-roxo florido no Bairro Cristo Rei