No dia 22 de Outubro, sábado pela manhã, o grupo União pela Preservação, formado no curso Ecoliderança – que é desenvolvido pelo Instituto Palavrações e patrocinado pelo Instituto Claro, esteve no centro da cidade de Estrela divulgando a coleta seletiva do município, conversando e conscientizando a população sobre a importância da correta separação do lixo e do uso das sacolas ecológicas, além de informar sobre a destinação adequada para o óleo de cozinha.
O grupo é formado por quatro jovens, Caroline Gomes da Silva, Francine Fritsch, Isabel Simone Muller e Susana Müller Fornari. As integrantes se dividiram em dois grupos e distribuíram os folders e sacolas ecológicas, fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, nos estabelecimentos comerciais e para quem passava nas ruas.
Na oportunidade, as voluntárias relataram a visita que fizeram à Usina de Tratamento do Lixo de Estrela, buscando sensibilizar as pessoas, pois nesta prática constataram através do contato com a realidade e com os trabalhadores, como é conviver em meio ao lixo suportando o mau cheiro, além de algumas coisas surprendentes que aparecem como: animais mortos, peças de roupas em bom estado e até dejetos humanos, coisas estas que não deveriam ser encaminhadas junto ao lixo doméstico e sim ter destinos mais adequados. As jovens puderam perceber que o trabalho realizado na UTL é bastante desgastante e que portanto merece ser reconhecido, pois não são todas as pessoas que se sujeitam a trabalhar em tais condições. Se todos separassem seus resíduos em casa e encaminhassem nos dias corretos (inorgânico e orgânico) já se estaria contribuindo bastante.
Outra informação que obtiveram durante a visita e repassaram na campanha, foi a de que as sacolinhas plásticas de mercado não podem ser recicladas, ao contrário dos sacos plásticos especiais para lixo, que por meio da reciclagem são utilizados para fazer mangueiras. Por isso, a importância de se reduzir o uso das sacolas plásticas, substituindo-as por outros materiais recicláveis e pelas sacolas ecológicas (retornáveis). Outra atitude importante relatada durante a ação foi o incentivo para que as pessoas realizem a compostagem dos resíduos orgânicos em suas casas, dessa forma a quantidade de lixo que chega à UTL reduziria bastante, facilitando a triagem do material reciclável, além do composto poder ser utilizado em hortas e canteiros.
Se todos praticassem essas pequenas ações estaríamos contribuindo de fato, para a preservação do Meio Ambiente. As integrantes do grupo acreditam que se cada um fizer a sua parte, a natureza, com certeza, será menos prejudicada e o mundo será melhor.
União pela PRESERVAÇÃO, agindo pela AÇÃO!
Para mais informações acesse o blog: uniaopelapreservacao.blogspot.com ou entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela.
* Texto de Susana M. Fornari – Adaptado por Camila Hasan
A Sala Verde Parabeniza o grupo União pela Preservação pelo excelente trabalho prestado à Comunidade, manifestando que apoia atitudes como esta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário