sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos em decorrência dos dados alarmantes apontados pela Rede de Conhecimento ONU-Energia, em que mais de 1,4 bilhão de pessoas ao redor do mundo não têm acesso à eletricidade e mais de um bilhão têm acesso escasso.
Energia Sustentável para Todos, iniciativa projetada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, tem como objetivo implantar fontes renováveis com maior eficiência e assim torná-las viáveis a todos. “Salvar nosso Planeta, tirar pessoas da pobreza, avançar no crescimento econômico fazem parte da mesma luta.
O Secretário-Geral anunciou ainda que um alto grupo de prestígio irá aconselhar e orientar a iniciativa. Líderes de corporações globais, instituições financeiras e fundações irão juntar-se às Nações Unidas para produzir uma ampla agenda de ações concretas e sustentáveis de energia e, assim, atender a três objetivos até 2030:
- Assegurar acesso universal a serviços modernos de energia;
- Dobrar a taxa de eficiência energética global;
- Dobrar o uso de energias renováveis em todo o mundo.
Há diversas formas de apoiar a iniciativa. Você pode doar, criar atividades, divulgar materiais autorizados, etc. A Sala Verde está organizando uma mostra itinerante sobre o assunto, que percorrerá Escolas e espaços públicos durante o ano de 2012 a fim de levar a informação ambiental às pessoas.

Boas Festas Sustentáveis!

As atividades humanas, em maior ou menor grau, sempre provocam algum tipo de impacto ao meio ambiente, mas especialmente nesta época do ano é quando se evidenciam os impactos que provocamos em relação ao consumo excessivo, produção de resíduos...
Em Estrela, por exemplo, a quantidade média de lixo produzida diariamente por hábitante é de aproximadamente 0,5 kg, mas durante o mês de dezembro esse valor eleva-se significativamente, o que também acontece em outros municípios, estados e países em função das festas de final de ano.
No ano todo discutem-se questões voltadas à preservação do meio ambiente. Medidas diversas são propostas visando diminuir o uso de fontes não renováveis, aumentar a reciclagem de produtos e a reutilização dos materiais. Mas e nós? O que podemos fazer em nosso dia a dia para amenizar os impactos ambientais? Principalmente nesta época de final de ano, com Nalal e Ano Novo, onde costuma-se exagerar no consumo de comida, bebidas, presentes e desperdícios?
No site do Instituto Akatu é possível encontrar uma série de informações e dicas para tornar as festas de fim de ano mais sustentáveis.
Vale a pena conferir e adotar as dicas como metas para sua festa:
O planeta agradece!
Boas Festas,
Boas Reflexões,
Boas Atitudes!



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DO III CIRCUITO TELA VERDE

Em janeiro será feito o lançamento do III Circuito Tela Verde - Mostra Nacional de Produções Independentes com temática Socioambiental.
Os vídeos serão exibidos em parceria com o projeto “Curta os Curtas”(SECULTUR), no Centro de Cultura Bertholdo Gaussmann.
Local:  Espaço d’Arte
Horário de exibição: Das 12h30min às 13h (nas Quartas-feiras)

O convite para a participação se estende a toda a comunidade!


04/01/12 – Seleção 01

Diário da Terra (1’10”)
Outra história (12’)
TV Olhar reciclado (4’20”)
Transformação (8’10”)

11/01/12 – Seleção 02

A Terra a gastar (5’)
Bafo quente (1’20”)
A Carta da Terra (18’)
Estufa (1’25”)


18/01/12 – Seleção 03

Ponto de equilíbrio (1’22)
Lixeirinha: remando contra o tempo o nas águas do Rio Vermelho (15’06”)
Pare e Pense, isso está certo? (4’40”
Caixa (1’05”)
Bom Tempo (1’32”)

25/01/12 – Seleção 04

Preservar (1’)
Gente Grande (1’)
Coleta Seletiva UNB pt 1 (11’26”)
Coleta Seletiva UNB pt 2 (13’25”)
Bilhões de Árvores (1’24”)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saneamento em pauta: Estrela trabalha na elaboração do Plano Municipal de Saneamento

           Nesta manhã, estiveram em reunião nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela alguns técnicos da SMMASB e integrantes da Ampla Consultoria, de Santa Catarina, para tratar sobre a Elaboração do Plano de Saneamento de Estrela.
A equipe licitada para realizar o Plano de Saneamento esteve representada por seus Engenheiros Sanitaristas, cada um responsável por diagnosticar e propor soluções para cada área específica que englobará o plano: drenagem pluvial, gerenciamento de resíduos sólidos, abastecimento de água e tratamento de esgoto.
            Foi feita uma breve explanação a respeito da situação atual do município em termos de saneamento e em seguida os técnicos da Ampla, acompanhados pelos técnicos da Secretaria, realizaram visitas a locais e a outras secretarias e orgãos, a fim de obter informações que irão subsidiar o Plano de Saneamento de Estrela. Durante esta semana os técnicos estarão realizando o levantamento de informações e fazendo sondagens para elaboração do diagnótico do Plano
            O Plano Municipal de Saneamento Básico é estabelecido pela Lei Federal 11.445/07, e é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, e deve atender os princípios básicos, entre eles a universalização. O Plano constitui ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população. Os serviços a serem objeto do Plano de Saneamento Básico, compreendem:

a) Abastecimento de Água Potável: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;

b) Esgotamento Sanitário: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitário, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente.
c) Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

d) Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novos materiais bibliográficos no acervo da Sala Verde

No dia 02 de dezembro recebemos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, o Kit de publicações do Ministério do Meio Ambiente, composto por diversos materiais com informações ambientais tanto para consulta, quanto para subsidiar reuniões e mobilizações locais com o intuito de colaborar nas atividades de Educação Ambiental. Os materiais serão acoplados ao acervo da Sala Verde ficando disponíveis para consultas e empréstimos à população.
A exemplo, seguem alguns dos novos títulos:

> Florestas do Brasil em resumo
> Investigando a Biodiversidade - Guia de apoio aos educadores do Brasil
> APP's e UC's x Áreas de risco - O que uma coisa tem a ver com a outra?
> Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P
> Tanto mar... ou tanto faz?
> Guia para o manejo florestal comunitário
> Livro vermelho das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção




Circuito Tela Verde 2011

No dia 29 de novembro a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho recebeu o kit do Circuito Tela Verde 2011, que compõe o III Circuito Tela Verde – Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independente com temática Socioambiental. A mostra é uma parceria entre o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidaddania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/SAIC/MMA) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/MinC). O objetivo deste projeto é proporcionar um trabalho de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual, com uma mostra de vídeos que abordam a temática socioambiental, visando contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade. A Sala Verde fará a exibição dos curtas metragens em parceria com o Espaço d’ Arte – Sec. Mun. da Cultura, aliando o espaço cultural às questões socioambientais, onde a população terá acesso aos vídeos do Tela Verde também nos horários de exibição do Projeto “Curta os Curtas”, já desenvolvido pela SECULTUR.


Reconhecimento Mesa Brasil

No dia 24 de novembro o Sistema Fecomércio-RS, através do SESC/RS e das prefeituras municipais de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Estrela, promoveu o 3º Encontro da Rede de Solidariedade Mesa Brasil SESC – Vales do taquari e Rio Pardo com o objetivo de divulgar os dados do programa Mesa Brasil. Após a apresentação do balanço, o Mesa Brasil prestou homenagem aos parceiros, voluntários e amigos da iniciativa, na qual estiveram presentes a Secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Ângela Schossler e Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann representando a Sala Verde, parceira do programa em 2011, contribuindo com palestras orientadoras sobre Resíduos Sólidos.