quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cascata Santa Rita, um local a ser apreciado e preservado por todos nós!

            Com a chegada do verão e dos típicos “calorões”, é comum as pessoas buscarem lugares aconchegantes onde possam descansar e se refrescar. A Cascata Santa Rita tem sido um desses locais, que por sua natureza exuberante atrai visitantes de diversas localidades nesta época do ano, principalmente por ser um local público e de fácil acesso.
            No entanto, cabe frisar que existem algumas orientações que devem ser seguidas pelos seus frequentadores: desde 2005, a Cascata Santa Rita foi instituída Monumento Natural, através da Lei Municipal nº 4.116. O local pode servir, de fato, como um espaço de lazer e descanso através da apreciação da natureza, das plantas e animais, bem como da beleza da Cascata. Já o uso do fogo, a caça e a pesca, o corte ou a danificação da vegetação do local, bem como, o banho ou saltos na Cascata não são atividades permitidas.
            Além de algumas pessoas discordarem destas normas e continuarem praticando as mesmas, há outra forma pela qual alguns visitantes manifestam a sua presença no local: o lixo produzido que acaba ficando durante o passeio. Infelizmente, atos como este têm demonstrado o descaso de uma parte da sociedade com as questões que envolvem lixo e meio ambiente.
            Desde a primeira semana de 2012, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico tem realizado vistorias semanais à Cascata, promovendo uma ação de recolhimento dos materiais que são deixados, a fim de evitar que os mesmos entrem em contato com a água, ou até mesmo que a beleza do local seja comprometida pela presença destes resíduos. Até o momento, totalizando 6 visitas ao local, os funcionários da SMMASB recolheram mais de 10 sacos (de 50L) com os mais diversos resíduos: papel, plástico, garrafas, latas, fraldas descartáveis, entre outros.
            Sabe-se que a maioria dos produtos de consumo que posteriormente se tornam resíduos, são levados até o local pelas pessoas, ou seja, são provenientes de suas casas. Por que então não praticar o reverso como um ato de responsabilidade, acondicionando adequadamente o lixo e destinando-o à coleta que ocorre em suas residências?! O bom senso e a educação primam pelo descarte adequado dos resíduos.
            E como diz a frase: “tudo o que vai, volta”, que tal aplicar esta sabedoria popular na próxima visita a algum local público?!
             Fica a dica! Faça a sua parte, auxilie na preservação daquilo que é seu, daquilo que é de todos nós, porque o que é de todos não pode ser lesado pela falta de conscientização de um indivíduo apenas, ou mesmo de um grupo.





Preserve a beleza deste local!

Nenhum comentário:

Postar um comentário