terça-feira, 17 de julho de 2012

Dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas



Embora a maioria das pessoas não perceba, as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Elas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. As florestas garantem a condição favorável da existência dos seres vivos, como o clima e os recursos naturais existentes. Quando não damos a devida importância a elas e não as preservamos, o resultado é o desequilíbrio da ordem natural dos ecossistemas e conseqüentemente a diminuição de nossa qualidade de vida.
As florestas são os ecossistemas mais ricos em espécies animais e vegetais. É nelas que se desempenham múltiplos papéis e funções da natureza. Portanto, a proteção às florestas é imprescindível para a sobrevivência de todos os seres viventes. Neste dia 17 de julho, comemora-se o dia de Proteção às Florestas. É uma data para refletir sobre nossas atitudes e como mudar hábitos de forma a contribuir para a preservação das mesmas.
Em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
É nas florestas e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigénio a partir do dióxido de carbono. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendoconsideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.
Além da indispensável função fotossintética, as florestas desempenham papéis extremamente relevantes, quer a nível ecológico e mesmo social. Entre inúmeras funções, elas:
·         São fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas);
·         Têm funções de proteção do solo contra e erosão, de controle do ciclo e da qualidade da água;
·         Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais;
·         Têm um elevado valor paisagístico e recreativo.
Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário