Na tarde de sexta-feira (26.04.13), alunos do 4º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé visitaram a Sala Verde. Na oportunidade a professora Erotildes conversou sobre as diferentes atividades e projetos desenvolvidos como: Agentes Mirins de Educação Ambiental, Árvore Símbolo de Estrela, Baú Itinerante, “Olha o Óleo”, Coleta de Equipamentos Eletrônicos e principalmente sobre a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Domésticos. Assim reforçaram as atitudes práticas que podemos ter no nosso dia-a-dia para preservar o Meio Ambiente. É possível geram menos lixo e provocar um impacto ambiental menor reduzindo o consumo de produtos desnecessários, reutilizando sempre que possível, separando os materiais e repensando nossas atitudes.
Espaço interativo de conscientização e sensibilização ambiental
segunda-feira, 29 de abril de 2013
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Crianças da EMEI Paraíso visitam Sala Verde
No dia do Índio (19.04), as crianças da EMEI Paraíso realizaram uma atividade diferenciada na Sala Verde. Na oportunidade a professora Erotildes conversou com os pequenos sobre a cultura indígena, suas crenças e costumes, como a dança, jogos e convivência em grupo. As crianças ficaram atentas as diversas informações, com destaque para aldeia Kaingang localizada em nosso município às margens da BR 386. Participaram também de um momento lúdico através de pinturas.
Foi uma atividade de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Dia Nacional da Conservação do Solo
O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril.
Este dia foi instituído pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.
Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar a perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, reservatórios, lagos, lagoas e oceanos, causando assoreamento e contaminação dos mananciais; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada a questões ambientais, sociais e econômicas. Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água e é imprescindível para a existência humana e para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: http://ccs.ufpel.edu.br
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Palestra sobre resíduos na escola AJD
Na manhã de quarta-feira (10.04.13) a coordenadora da Sala Verde, Regiane H. Malmann esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo J. Diel para conversar com os alunos de 1ª ao 5º Ano sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos domésticos. Na oportunidade esclareceram suas dúvidas sobre a coleta seletiva dos resíduos sólidos, do óleo de cozinha não mais utilizado e dos equipamentos eletrônicos de informática e telefonia pós-consumo. Receberam também informações sobre o correto descarte de seringas,lâmpadas, pilhas e embalagens de agrotóxicos.
A principal lição que as crianças levaram para casa é que cada um pode contribuir com a preservação ambiental e principalmente com a vida útil dos aterros sanitários separando o lixo corretamente e o enviando nos dias de coleta seletiva e que, nem todo lixo é resíduo. Dentre outras relevâncias, viram que a não separação do lixo ocasiona a perda de valores e que, muitos materiais são condenados por estarem misturados ao lixo orgânico.
Após a palestra, os alunos assistiram à exibição de um vídeo de reflexão ambiental, além de um momento de conversa e contextualização dos assuntos para a realidade local.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Coleta de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefonia Pós-consumo
Foi realizado na manhã de hoje mais um recolhimento de equipamentos eletrônicos e telefonia pós-consumo. O município de Estrela possui coleta de resíduos eletrônicos de informática e telefonia pós-consumo, através de parceria firmada com a empresa Trade Recycle especializada na reciclagem destes resíduos. O ponto de coleta fica junto à Secretaria Municipal de Meio ambiente e Saneamento Básico do município, na Rua Coronel Flores, nº 353 – Centro (ao lado do Correio). Se você possui algum dos equipamentos listados abaixo, estragados ou em desuso, destine-os adequadamente encaminhando-os ao ponto de coleta específico.
Carregadores
|
CPUs completas
|
Monitores
|
Teclados
|
Mouse
|
Impressoras
|
Notebooks
|
Estabilizadores
|
No Break
|
Placa de Som
|
Telefones celulares
|
Telefones sem fio
|
Baterias
|
Fios
|
Cabos
|
Terminais
|
Centrais telefônicas
|
Placas de rede
|
Placa mãe
|
Placa de vídeo
|
Fax
|
Placa de fax
|
Modem
|
Decodificador
|
Vídeo
|
Som
|
Memórias
|
HDs
|
Drivers
|
Rádio (exceto caixas de som)
|
Câmeras
|
Controle remoto
|
DVD’s
|
Outros materiais que não se incluam nesta lista não serão aceitos.
Participe dessa campanha. O Meio Ambiente agradece!
sexta-feira, 5 de abril de 2013
DIA MUNDIAL DA SÁUDE
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem. Foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
A cada ano um tema é escolhido para esse dia, que destaca uma área prioritária de preocupação para a saúde pública global. O tema de 2013 é a hipertensão.
Confira algumas dicas:
- Pratique atividade física regularmente;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Reduza o consumo de sal nos alimentos;
- verifique sua pressão arterial regularmente
Fonte: Ministério da Saúde
Campanha “Olha o Óleo”
A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho está intensificando as ações do projeto “Olha o Óleo”, que desde sua criação, em 2009, já recolheu cerca de 13 mil litros de óleo de cozinha não utilizáveis.
Vários estabelecimentos comerciais como bares, lancherias, restaurantes, padarias e hotéis já estão engajados no projeto. A comunidade poderá armazenar o óleo de cozinha usado em vidros ou garrafas pet e encaminhá-lo para a Secretaria do Meio Ambiente, que fica na Rua Coronel Flores, 353, no Centro. Informações pelo telefone (51) 3981 1044 ou 1048
Participe desta ação sustentável!
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Sala Verde realiza diversas atividades no mês de março
A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela realizou diversas atividades no mês de março, entre elas, confecção de Mostra Itinerante sobre “O Ano Internacional de Cooperação pela Água”, lançamento do 4º Circuito Tela Verde, visitas orientadas à UTL e participação em eventos comunitários.
Também promoveu no dia Dia Mundial da Água (22/03) uma reflexão sobre o consumo consciente e a necessidade de preservar os recursos hídricos, servindo de alerta para a discussão de assuntos relacionados a esse recurso natural tão necessário, bem como para a mudança de hábitos inadequados referentes a sua utilização. A atividade contou com a parceria do Projeto Navegar e foi realizada em dois momentos: o recolhimento de resíduos no lago do Parque Princesa do Vale e o recolhimento de resíduos nas margens do arroio Estrela e do rio Taquari.
Quem já ficou sem água certamente sentiu na pele os transtornos de não poder lavar a louça, fazer comida, tomar banho e matar a sede. Todos nós sabemos que a água é essencial para a vida do ser humano e para os Ecossistemas, portanto é indispensável aumentar a consciência pública sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água.
Confira alguns registros.
terça-feira, 2 de abril de 2013
Sala Verde está em novo endereço
A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela está disponibilizando ao público um novo local para atendimento, na rua Pinheiro Machado, nº 343, centro (junto à Biblioteca Municipal).
O espaço está à disposição da Comunidade em geral, alunos e professores das escolas de Ensino Superior, Médio e Fundamental, membros e representantes de associações, empresas, organizações não governamentais (ONG’s) e demais intessados em realizar pesquisas bibliográficas, trilhas, visitas orientadas à UTL e/ou agendar palestras com os mais diversos temas ambientais.
O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. O agendamento das atividades podem ser feitas através do telefone (51) 3981 1048 ou pelo email salaverde@estrela-rs.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)