O consumo de produtos e serviços
acontece de modo automático e muitas vezes impulsivo. É comum não pensarmos em
nada além da compra do objeto de desejo em si. Conhecer só essa
parte e não o todo da história envolvida no consumo leva as pessoas a não se
darem conta do seu poder de transformar a sociedade, a economia e o meio
ambiente com as escolhas que fazem. Por isso, no Dia do Consumidor comemorado mundialmente no dia 15 de março, convidamos todos a conhecerem mais sobre
como consumir conscientemente
O roteiro com seis perguntas que
ajudarão você a consumir conscientemente e, assim, ajudar a construir uma
sociedade de bem-estar com “o suficiente, para todos, para sempre”. Conheça o
passo a passo e divulgue para seus amigos!
SEIS
PERGUNTAS DO CONSUMO CONSCIENTE
1. Por que
comprar?
Pergunte-se, antes da compra, se você
realmente precisa do produto ou se está sendo estimulado por propagandas ou
impulso do momento, que podem levá-lo a comprar mais do que necessita ou pode
comprar. É importante lembrar os limites planetários e o que realmente é
importante na vida de cada um. Isso muitas vezes vai significar “ter” algo não material no
lugar do material, como dedicar mais tempo a atividades com a família e os
amigos.
2. O que
comprar?
É
neste momento que definimos qual produto queremos comprar, ao analisar o que as
opções disponíveis oferecem e escolhendo as características que realmente
atendem às nossas necessidades. Atributos demais que nunca serão usados são
puro desperdício. Busca-se definir também a qualidade e durabilidade do
produto, suas características de segurança no uso e outros critérios que
permitam selecionar sua escolha.
3. Como
comprar?
Devo comprar à vista ou a prazo?
Conseguirei manter as prestações pagas em dia? Vou comprar perto ou longe de
casa? Como vou buscar e levar minhas compras? De carro, ônibus, bicicleta, a
pé? Em sacolas plásticas, sacolas duráveis, caixas de papelão? Fazer compras de
bicicletas no final de semana com a família pode ser divertido e uma ótima
experiência para todos.
4. De quem
comprar?
Ao escolher a empresa fabricante do
produto a ser comprado, é importante considerar as características de produção,
o cuidado no uso dos recursos naturais, o tratamento e a valorização dos
funcionários, o cuidado com a comunidade e a contribuição para a economia
local. Assim, o consumidor pode reconhecer com suas escolhas as empresas que
melhor cuidam da sociedade e do planeta, além de atender às características
definidas na etapa “o que comprar?”.
5. Como usar?
É essencial encontrarmos formas de usar
de maneira consciente os produtos e serviços adquiridos de modo a evitar a
troca sucessiva de itens sempre que algo novo surge no mercado ou entra na
moda. Alguns exemplos: ser cuidadoso no uso, usar os produtos até o final da
sua vida útil, consertá-los se quebrarem antes de pensar em comprar um novo,
desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso e usar apenas a água
necessária nas diversas atividades domésticas.
6. Como
descartar?
É o momento de se perguntar se o que se
quer descartar não tem mais nenhuma utilidade, seja para você ou para outras
pessoas. Caixas e embalagens podem se transformar em brinquedos para as
crianças, e roupas antigas com nova costura, móveis reformados e
eletrodomésticos consertados podem ser doados ou trocados. Quando realmente não
houver novos usos para o produto, devem-se descartar os resíduos de maneira
correta, buscando enviar o que for possível para a reciclagem. E sempre lembrar
que não existe “jogar fora”: o “fora” é o nosso planeta, onde todos vivem.
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