segunda-feira, 30 de março de 2015

Palestra sobre Água

No dia 26 de março foi a vez dos alunos de 1º à 5º anos da EMEF Odilo Afonso Thomé participarem da palestra " A importância da água em nossa vida " , que procurou levar informações e dicas de  como economizar a água. Os alunos interagiram relatando situações cotidianas onde há desperdício e ações que ajudam a economizar e reaproveitar a água.


quarta-feira, 25 de março de 2015

Agentes Mirins de Educação Ambiental

 Na tarde do dia 25 de março iniciou uma nova turma de Agentes Mirins de Educação Ambiental, o grupo é composto por alunos que frequentam o Sesi no turno oposto  e são oriundos de escolas municipais, estaduais e particulares .A educadora ambiental apresentou aos alunos a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho explicando se tratar de um espaço voltado à educação ambiental que desenvolve diversos projetos, entre eles ,o Agentes Mirins que tem como objetivo promover a formação de agentes multiplicadores de educação ambiental junto a suas escolas e comunidades. Os alunos realizaram uma dinâmica de perguntas relacionadas ao Meio Ambiente através da qual cada um expressou seu conhecimento , sentimentos e opiniões sobre as questões ambientais.

Palestras sobre Água

A Sala  Verde realizou diversas atividades referentes ao "Dia mundial da Água - 22 de março", entre elas a realização de palestras sobre "A importância da água em nossa vida" para escolas. Durante a explanação do assunto os alunos das EMEFs Ruth Markus Huber e Cônego Sereno Hugo Wolkmer puderam adquirir novos conhecimentos como: preservação dos mananciais, dicas de como economizar água e declaração Universal dos Direitos da Água. Também contribuíram com relato de ações e projetos realizados para preservar os recursos hídricos.   
 EMEF Ruth Markus Huber

 
EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer

segunda-feira, 23 de março de 2015

Visita à UTL

 Na tarde do dia 23 de março, os alunos do 1ª ano  da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova  estiveram realizando uma visita orientada à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela.Os alunos puderam observar as etapas de recebimento, triagem e destinação adequada dos resíduos sólidos domésticos do município, bem como, discutir a importância da Coleta Seletiva para preservação do Meio Ambiente.



Atividade alusiva ao Dia da Água



Na manhã de hoje, 23 de março, a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, juntamente com alunos da SMEL e SESI, realizou atividade alusiva ao dia Mundial da Água (22 de março), no Parque Municipal da Lagoa.
Enquanto alguns alunos realizaram a limpeza nas margens do rio Taquari, outros recolheram os resíduos em torno no Parque. Foram encontrados diversos tipos de resíduos como: latas, garrafas pet, embalagens de alimentos e outros.
A ação teve como objetivo a conscientização para o uso correto dos recursos hídricos e sua preservação.
À tarde ocorrerá visita orientada à UTL (Usina de Tratamento de Lixo) com alunos do Ensino Médio Fazenda Vilanova, na oportunidade receberão informações sobre a separação adequada dos resíduos sólidos, coleta seletiva e a relação com recursos hídricos. Também à noite, na Câmara de Vereadores terá uma palestra com técnico da SMMASB sobre o Reuso da Água.   
    






sexta-feira, 20 de março de 2015

Agentes Mirins

 Na tarde do dia 20 de março iniciaram as atividades dos Agentes Mirins de Educação Ambiental , o projeto promovido pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho- SMMASB  em parceria com o Projeto Mais Educação da EMEF Ruth Markus Huber  busca promover educação ambiental formando agentes multiplicadores em suas escolas e comunidade.Os alunos apresentaram-se , participaram de dinâmica envolvendo questões ambientais e foram conhecer a escadaria de acesso ao antigo porto de Estrela. Encantando-se com a beleza do Rio Taquari foi promovido um diálogo sobre a preservação dos recursos hídricos, lembrando que dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.





Atividades Dia Mundial da Água

A Sala Verde realizará no dia 23 de março (segunda-feira) atividades referente ao Dia Mundial da Água (22/03), confira e participe!



 9h – Atividade de limpeza no Parque Municipal da Lagoa  
 Parceria Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho/Projeto Navegar SMEL e SESI
 Público: Projeto Navegar
 Agentes Mirins do SESI
 (Em torno de 30 crianças + professores + Educadoras Sala Verde)

14h – Visita à UTL (Usina de Tratamento de Lixo)
Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho
Escola Estadual de Ensino Fundamental Fazenda Vilanova
(Atenção para importância da correta separação do resíduo sólido doméstico/coleta seletiva e recursos hídricos)

18h30min – Palestra sobre Reuso da Água com Técnico SMMASB – Câmara de Vereadores
Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico
Público:Estudantes de Cursos Técnicos, representantes de Empresas e Associação de Bairros

Obs: Palestras nas escolas  com agendamento sobre preservação dos Recursos Hídricos.

22 de março - Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, para chamar atenção sobre as questões relacionadas à utilização, desperdício e preservação dos recursos hídricos.

Sabemos que grande parte das fontes de água potável está sendo contaminada, poluída e degradada pela utilização, muitas vezes de forma insustentável. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” eu apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural, veja as dicas abaixo de acordo com o site http://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/10-dicas-para-economizar-agua-e-energia-em-casa/:

1. Reutilizar a água usada na lavagem de roupas para lavar o quintal;

2. Quando escovar os dentes mantenha a torneira fechada enquanto não estiver usando a água e feche o chuveiro quando for ensaboar o corpo;

3. Tome banhos rápidos;

4. Utilize vaso sanitário com caixa acoplada;

5. Antes de lavar o quintal e calçadas use a vassoura para retirar a sujeira pesada e lave utilizando um balde com sabão e outro com água limpa;

6. A água de piscinas infantis pode ser usada para regar as plantas quando for esvaziar a piscina;

7. Na hora de lavar a louça retire o máximo dos resíduos antes e mantenha a torneira fechada quando não estiver enxaguando;

8. Deixe acumular a roupa da semana e lave utilizando a capacidade máxima da máquina;

9. A água da chuva pode ser coletada, através de sistemas próprios, e utilizada para lavar quintais, regar plantas e até lavar o carro;

10. Piscinas grandes devem ter a água tratada para evitar a troca e ser coberta com lona se não estiver em uso para evitar a evaporação.

 




quarta-feira, 18 de março de 2015

Assembleia de Pais na EMEF Odilo Afonso Thomé

A Secretaria do Meio Ambiente através da Sala Verde participou na noite de 17/03 da Assembleia de Pais da EMEF Odilo  Afonso Thomé. Na ocasião falou-se sobre a Coleta Seletiva, na importância de cada família separar adequadamente os resíduos sólidos em sua residência, respeitar o calendário com os dias diferenciados da coleta de lixo seco e orgânico e orientou-se sobre a compostagem doméstica.


segunda-feira, 16 de março de 2015

Visita à UTL

Na manhã do dia 16 de março estiveram visitando à UTL (Usina de Tratamento de Lixo) estudantes do técnico em enfermagem do posto de Saúde Central. Na oportunidade receberam informações sobre a correta separação dos resíduos sólidos domésticos e sobre a Coleta Seletiva realizada no município de Estrela, que serão repassadas para seus familiares, colegas de curso e na comunidade.
 

Agentes Mirins de Educação Ambiental



Na manhã do dia 12 de março, teve início as atividades dos Agentes Mirins de Educação Ambiental promovido pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes filho – SMMASB em parceria com o Projeto Mais Educação da EMEFs Odilo Afonso Thomé.  Na oportunidade a Bióloga e Educadora Ambiental Regiane H. Mallmann  fez uma explanação dos objetivos, importância e cronograma das atividades do projeto para que juntos possam contribuir para a preservação e conservação do Meio Ambiente. Também assistiram um vídeo e visitaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico.  

sexta-feira, 13 de março de 2015

2015 - Ano Internacional do Solo



Apesar de sua grande importância, a saúde dos solos enfrenta constantes e crescentes desafios. 33% das terras do Planeta estão degradadas, seja por razões físicas, químicas ou biológicas, o que é evidenciado em uma redução da cobertura vegetal, na diminuição da fertilidade, na contaminação do solo e da água e, devido a isso, no empobrecimento das colheitas. O fato de que o solo não é um recurso renovável faz com que a sua preservação seja um desafio ainda mais urgente: um centímetro de solo pode levar milhares de anos para ser formado e este mesmo centímetro pode ser destruído em somente alguns minutos por uma degradação devido ao manejo incorreto. A degradação dos solos tem um impacto negativo em muitas de suas funções como na produção de alimentos e na prestação de serviços ecossistêmicos e suas principais causas incluem a erosão hídrica, a aplicação intensa de agrotóxicos e o desmatamento.A degradação também está associada com a pobreza: 40% das terras mais degradadas do mundo estão em zonas com altos índices de pobreza. Os agricultores pobres têm menos acesso a terra e à água, trabalham em solos pobres e com uma alta vulnerabilidade à degradação.
Mundialmente, 12% das terras são utilizadas para cultivos agrícolas (1,6 bilhões de ha); 28% (3,7 bilhões de ha) correspondem a florestas; e 35% (4,6 bilhões de ha) correspondem a pastagens e outros sistemas florestais.
           Durante o ano de 2015, a FAO trabalhará com os governos, as organizações da sociedade civil, o setor privado e todas as partes interessadas para alcançar o total reconhecimento das importantes contribuições dos solos para a segurança alimentar, a adaptação às mudanças climáticas, os serviços essenciais dos ecossistemas, a mitigação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.