Hoje dia 22/12/2021, embelezamos nossa cidade de Estrela com as placas confeccionadas pelas crianças através da oficina Natal Verde Sustentável. Elas estão fixadas na Escadaria, trevo de acesso ao Parcão, trevo entre a praça e o supermercado STR, na passada pela ponte alta, ao longo da Av. Rio Branco e por fim, na rótula de acesso à cidade. Aproveitamos este momento para desejar à todos boas festas de final de ano!
Espaço interativo de conscientização e sensibilização ambiental
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Natal Verde Sustentável com a Pousada da Criança
Oficina Natal Verde Sustentável
No dia 09/12/2021, realizou-se a oficina Natal Verde Sustentável na EMEF Professora Ruth Markus com 19 alunos do 5º ano. A turma estava curiosa para saber sobre o que seria desenvolvido durante a manhã. O percurso das atividades iniciou com uma chuva de ideias sobre o que é o Natal para cada criança, refletimos sobre o significado de algumas palavras e o verdadeiro uso delas. Em seguida as crianças ouviram uma história sobre uma pessoa chamada Jesus e conversamos sobre o verdadeiro sentido do Natal. A turma foi convidada a praticar boas ações, a primeira foi embalar um brinquedo ou objeto pessoal para presentear uma criança do abrigo “Pousada da Criança”. A segunda ação foi realizada no intervalo da turma, onde sentados em torno de uma toalha estendida no pátio da escola, cada criança serviu o colega da direita com um lanche que estava disposto no centro da toalha, reforçando um dos ensinamentos de partilhar o alimento. A última ação foi em prol de todo o município, onde as crianças foram divididas em pequenos grupos para a confecção de plaquinhas com o conceito do Natal. Essas placas serão fixadas pela cidade como forma de reforçar o verdadeiro sentido do Natal. Por fim, agradecemos e nos despedimos com uma música: Dentro de um abraço do Jota Quest, onde cada um recebeu um abraço e um bombom reforçando a importância de dar e receber de coração aberto!
terça-feira, 30 de novembro de 2021
Novas Sementes
sexta-feira, 2 de julho de 2021
Novos Rumos
É com imenso carinho que hoje, após doze anos atuando na Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, estarei assumindo novos rumos...
Desejo de dias Sustentáveis!
Abraços
Ms Regiane H. Mallmann
Coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho - 2009 - 2021(junho)
Fonte: https://pt.dreamstime.com/o-cora%C3%A7%C3%A3o-deu-forma-%C3%A0-terra-com-folhas-globo-do-planeta-dos-desenhos-animados-c%C3%ADrculo-verde-isolado-emblema-conceito-da-image142687081
quinta-feira, 24 de junho de 2021
Dia Nacional da Araucária
Conhecido por sua magnitude e porte elegante, o pinheiro, cujo nome científico é Araucária angustifolia, é a árvore símbolo do Paraná, com 20 a 40 metros de altura e 1 a 2 metros de diâmetro de tronco cilíndrico, raramente bifurcado. A partir de março começa o amadurecimento das pinhas, cujos pinhões são apreciados pelo homem, servindo também de alimento para inúmeros animais como gralhas, esquilos, ouriços, pacas, etc. A mata de Araucária angustifolia que caracteriza a paisagem do sul do Paraná, primitivamente ocupava uma área de 73.780 km². Atualmente resta apenas uma área de aproximadamente 1,3% estando a espécie ameaçada de extinção, devido a exploração indiscriminada que vem sofrendo. Felizmente, o paranaense desperta para a importância da preservação de sua árvore símbolo, através de campanhas de reflorestamento e da reconstituição da flora nativa.
Fonte texto:
https://www.tjpr.jus.br/web/gestao-ambiental/calendario-ambiental/-/asset_publisher/gFi3/content/24-dia-nacional-da-araucaria?inheritRedirect=fals
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Início do Inverno (Solstício de Inverno)
O Inverno tem início no dia 21 de junho de 2021 às 00h32 e termina em 22 de setembro de 2021, com o equinócio da primavera.
Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.
As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
Solstício de Inverno: início do inverno astronômico.
O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.
Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.
Solstícios e Equinócios nos Hemisférios Norte e Sul
Observe que o solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.
Vale lembrar que se estivermos falando da estação meteorológica, período estabelecido para coincidir com o calendário que utilizamos, há a divisão em quatro períodos - primavera, verão, outono e inverno - de três meses.
Sendo assim, o inverno meteorológico é a estação no ano que ocorre nos meses de junho, julho e agosto de acordo com o ciclo anual de temperatura.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-inverno/
quinta-feira, 17 de junho de 2021
Palestra - Aedes aegypti
Na Manhã do dia 16 de junho, a Coordenadora da Sala Verde Regiane H. Mallmann esteve conversando com um grupo de alunos da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer sobre os cuidados referentes a propagação da Dengue pelo mosquito Aedes aegypti. Na ocasião fez referência as características, meios de propagação e atitudes ambientalmente corretas para que se possa evitar o contágio e propagação. Também foi relatado os Projetos em relação aos resíduos sólidos domésticos realizados pela Sala Verde, para que todos possam colaborar observando o calendário da Coleta Seletiva e o encaminhamento correto de resíduos como: equipamentos eletrônicos e telefonia pós consumo, óleo de cozinha não mais utilizável e lâmpadas e pilhas não mais utilizadas.
Distribuição do Ímã de geladeira:
segunda-feira, 7 de junho de 2021
Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 05 de junho, dia mundial do Meio Ambiente, foi realizado o Mutirão de combate à Dengue e atendimento para cães no bairro Imigrantes. A ação contou com a participação das secretarias de Infraestrutura urbana e Saúde. Na oportunidade foram distribuídos panfletos sobre os cuidados para evitar focos do mosquito Aedes aegypti e ímãs de geladeira com o calendário da Coleta Seletiva.
Semana do Meio Ambiente - Visita ao Horto municipal Florestal
No dia 04 de junho, os alunos do 4 Ano da EMEF Pedro Jorge Schmidt participaram da atividade dos Agentes Mirins de Educação Ambiental, projeto de Ed. Ambiental permanente realizado pela Sala Verde, no horto municipal, no qual os alunos receberam informações de espécies nativas e realizaram transplante de mudas de guabiju. As aprendizagens ambientais serão repassadas na escola e na comunidade.
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Semana do Meio Ambiente - Blitz Ecológica
Ocorreu no Calçadão de Estrela, no dia 02 de junho, a Blitz ecológica com a distribuição dos Ímãs de geladeiras com o calendário da Coleta Seletiva. O objetivo foi levar a comunidade estrelense informações a respeito da separação dos resíduos e o correto encaminhamento, observando os dias, turnos e bairros da coleta do resíduos orgânico e inorgânico. Também teve distribuição de espécies nativas.
Semana do Meio Ambiente - Plantio na Praça Menna Barreto
Iniciando as Atividades da Semana do Meio Ambiente do município de Estrela, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, através do Departamento do Meio Ambiente e Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, realizou no dia 01 de junho a trilha ecológica utilizando a leitura do QR code das espécies arbóreas e o plantio da árvore símbolo, o ipê-roxo, juntamente com autoridades e a participação dos alunos do 5 Ano do Colégio Santo Antônio e da EMEF José Bonifácio.
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Dia Nacional da Mata Atlântica
O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio.
Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.
A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.
Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.
A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.
Atualmente, existem algumas instituições e organizações destinadas exclusivamente em proteger a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar este bioma, como a S.O.S Mata Atlântica.
Neste dia a comunidade é levada a refletir sobre quais os cuidados que cada cidadão deve ter para diminuir a degradação da Mata Atlântica.
Fonte texto: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-mata-atlantica/
terça-feira, 25 de maio de 2021
Divulgando Projetos e Ações
Na manhã de hoje, 25 de Maio, estiveram na Rádio Informativo, a Diretora do Departamento de Meio Ambiente Tanara Schmidt e a Coordenadora da Sala Verde, Regiane H. Mallmann para divulgarem os Projetos e Ações realizadas, na oportunidade também foi enfatizado a importância da parceria no Caderno Meio Ambiente na Escola, para disponibilizar informações ambientais a comunidade.
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Drive Thru de resíduos
Na manhã de sábado, 15 de maio, ocorreu O “Dia D – Descarte”, na forma de Drive Thru, referente ao Dia Internacional da Reciclagem (dia 17 de maio), no qual a população pode entregar lâmpadas e pilhas inservíveis, Equipamentos eletrônicos e telefonia pós consumo e óleo de cozinha não mais utilizável.
Também ocorreu a “Feira de Adoção de animais da Aepa” que incentivou a adoção de filhotes de cães. No local também foram realizadas campanhas de orientação sobre disposição e encaminhamento correto de resíduos e entrega de mudas de árvores.
Na ocasião foram arrecadados 1,6 toneladas de resíduos; 525 kg de pilhas; mais de 500 litros de óleo; 446 lâmpadas.
Participaram da Ação integrantes do Lions e Rotary de Estrela, da Corsan, do projeto Lixo Zero do Vale do Taquari, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e Defesa Civil de Estrela. As empresas Faros, Adonai e Recilux foram as responsáveis, respectivamente, pelo recolhimento do óleo de cozinha usado; dos eletrônicos; e das lâmpadas e pilhas.
terça-feira, 11 de maio de 2021
Ação de Educação Ambiental
No dia 15 de maio, sábado, será realizado uma ação de Educação Ambiental, na Praça Menna Barreto, onde serão recolhidos resíduos especiais, que não devem ser encaminhados na Coleta Seletiva: Óleo de Cozinha não mais utilizável, Equipamento Eletrônico e Telefonia Pós-Consumo e Lâmpadas não mais utilizáveis.
PARTICIPE DESTA AÇÃO! DESCARTE DE FORMA CORRETA.
Também haverá adoção de animais:
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Recolhimento de Embalagens de Agrotóxico
Será realizado no mês de maio o recolhimento de embalagens de agrotóxicos pelo interior do município de Estrela.
O trabalho é coordenado pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio do Governo Municipal, através das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-Ascar. A execução é da Agrocomercial Klein e Tritec Equipamentos.
As embalagens devem ser mantidas nas propriedades e não encaminhadas para a Usina de Tratamento de Lixo (UTL). O roteiro de recolhimento é feito justamente para que tenham a destinação correta. Para serem recolhidas, elas devem ter passado pelo processo da tríplice lavagem. Na ocasião é feito o levantamento da quantidade entregue pelo produtor, que precisa informar o número do seu talão.
Confira o Roteiro e os horários de coleta:
=================
Roteiro 1
Localidade Ponto de coleta horário
Arroio do Ouro / Mercado Hauschild / 8h
Arroio do Ouro / Escola / 8h30min
Figueira / Sociedade / 9h
Delfina / Capatazia / 9h30min
São Luiz / Sociedade / 10h
São João / Sociedade / 10h30min
Porongos / Comunidade / 11h
Glória / Ginásio de Esportes / 14h
São Jacó / Sociedade / 14h45min
Novo Paraíso / Igreja N.Sra. de Fátima / 15h30min
Novo Paraíso / Igreja Católica / 16h30min
Roteiro 2
Localidade Ponto de coleta horário
Wolf / Campo Tamoio / 8h
Geraldo Alta / Campo Geraldense / 8h30min
Geraldo Baixa / Entrada da Lagoa / 9h
Costão / Sub-prefeitura / 9h30min
São José / Sociedade / 10h
Linha Lenz / Prop. Leandro Oldweiler / 14h
Linha Lenz / Propr. Bertholdo Meinerz / 15h
Linha Lenz / Propr. Jaci Hauschild / 16h
Linha Lenz / Cristiano Meinerz / 16h45min
quinta-feira, 22 de abril de 2021
Dia da Terra
O Dia
Internacional da Mãe Terra, ou apenas Dia da Terra, foi criado em 22 de abril
de 1970 pelo então senador dos Estados Unidos Gaylord Nelson. A intenção
era chamar a atenção da população e de governantes para problemas ambientais
que afetavam nosso planeta. A convocação foi um sucesso e milhões de pessoas se
manifestaram nos Estados Unidos a favor de mudanças de atitude pelas causas ambientais.
Em
1990, o Dia da Terra já era celebrado em muitos países e em 2009, reconhecendo
a importância desta data, a ONU instituiu definitivamente o dia 22 de abril como sendo Dia
Internacional da Mãe Terra.
A Mãe
Terra está claramente pedindo uma chamada à ação. A natureza está sofrendo.
Oceanos se enchendo de plástico e ficando mais ácidos. Calor extremo, incêndios
florestais e inundações, bem como uma temporada recorde de furacões no
Atlântico, afetaram milhões de pessoas.
Mudanças climáticas, mudanças na natureza provocadas pelo homem,
bem como crimes que afetam a biodiversidade, como desmatamento, mudança no uso
da terra, agricultura e pecuária intensificada ou o crescente comércio ilegal
de animais selvagens, podem aumentar o contato e a transmissão de doenças
infecciosas de animais para humanos, como COVID-19.
De uma nova doença infecciosa que surge em humanos a cada 4
meses, 75% dessas doenças emergentes vêm de animais, de acordo com o Meio
Ambiente da ONU. Isso mostra as relações estreitas entre a saúde humana, animal
e ambiental.
Os
ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem nossos
ecossistemas, mais saudável será o planeta!
Fonte texto :https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/dia-da-terra-22-de-abril,a1182d26106ba48106aa6524d7f0a2fdkgjcdbqs.html
Fonte figura: https://www.todamateria.com.br/dia-da-terra/
segunda-feira, 12 de abril de 2021
Atenção com descarte de resíduos cortantes
É necessário o engajamento da população nos cuidados com o correto acondicionamento e descarte dos resíduos, e principalmente dos materiais cortantes.
Os cuidados básicos com o descarte de materiais cortantes são necessários para que sejam evitados acidentes com os funcionários que prestam serviços ao município relacionados a Coleta Seletiva e a segregação dos resíduos sólidos domésticos. Evitando, desta forma, que os os mesmos saiam machucados, ou até mesmo com lesões graves e riscos de infecção.
Todos temos que ter a responsabilidade com o descarte correto dos resíduos, contribuindo com as questões ambientais, limpeza urbana e principalmente a empatia por aqueles que trabalham diariamente fazendo qualquer tipo de serviço que venha a beneficiar a população no geral.
Sugestões para o descarte corretamente os objetos cortantes:
1- Envolva os pedaços de vidro ou material cortante em folhas de jornal, ou plástico bolha, colocando-os em uma caixa de papelão;
2- Corte uma garrafa pet e deposite os pedaços de materiais como: vidro, lâminas, vidros quebrados, entre outros. Em seguida, utilize a parte superior da garrafa para fechá-la, de preferência vedá-la com uma fita adesiva. Pode-se utilizar também caixas de leite vazias bem embaladas, materiais mais resistentes que o saco plástico comum.
3- Para vidros recicláveis, como garrafas de bebidas e embalagens de alimentos, verifique o dia da coleta seletiva o seu bairro, descarte com o resíduo (lixo) seco, identifique VIDRO.
Você sabia que o Ciclo do Vidro é infinito:
sexta-feira, 9 de abril de 2021
Dica Sustentável
Se liga nesta Dica!
Economia circular
O conceito de economia circular – onde reduzir, reciclar e
reutilizar são conceitos centrais – significa que menos produtos e
infra estrutura são criados em primeiro lugar e depois usados por mais tempo,
resultando em menor poluição e emissões de carbono.
A moderação do consumo para ajudar a conservar recursos também é
fundamental para a economia circular. O Relatório
Planeta Vivo da WWF revelou que até 1970, a pegada ecológica da
humanidade era menor que a taxa de regeneração da Terra, mas para alimentar e
abastecer nosso estilo de vida do século XXI, estamos usando excessivamente a
biocapacidade da Terra (ultrapassando em pelo menos 56%).
Países como Índia e China, são citados como mercados onde há oportunidades significativas de economia circular e, na Europa, a Eslovênia se comprometeu a se tornar uma economia totalmente circular.
Fonte texto: https://verdadessustentaveis.com/15-tendencias-de-sustentabilidade-para-observar-em-2021/
quarta-feira, 7 de abril de 2021
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril.
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a
importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de
outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).
Origem do Dia Mundial da
Saúde:
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde
(OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado
de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais
problemas que podem atingir a população mundial.
Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde
1950.
De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado
de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença
ou enfermidade”.
Fonte Texto: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-saude/
Fonte Figura: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/palmeira-das-missoes/enfermagem/eventos/feira-da-saude/
quinta-feira, 1 de abril de 2021
Páscoa Sustentável
Sempre em épocas de festividades, há uma movimentação para o aumento do consumo. Mas é possível aliar o consumo a atitudes mais sustentáveis.
Confira as dicas abaixo:
* Seja Criativo!
Procure presentear com produtos artesanais ou aqueles produzidos na sua região, assim movimenta a economia local - cidade, bairro ou próximo a sua casa.
Outra dica legal para presentear, é confeccionar o presente de Páscoa. Presentear com algo feito por você mesmo é sempre um carinho a mais. Pode ser a produção de ovos artesanais ou até embalagens personalizadas com materiais recicláveis.
* Faça opção por produtos orgânicos!
Sempre que possível, faça opção por ovos de chocolate na linha orgânica. Assim você estará proporcionando maior valor nutritivo e menor quantidade de aditivos químicos. Também se possível faça a opção por cacau de origem brasileira. Pesquisas demostram o destaque do Brasil na produção de cacau que possuem um sistema de produção sustentável voltado à agricultura familiar.
* Menos embalagens e mais carinho!
Repensar nossas escolhas quanto aos produtos descartáveis auxilia na conservação e preservação dos recursos naturais. Muitos produtos, possuem várias embalagens, gerando uma quantidade maior de resíduos. Outra dica bacana é trocar os chocolates por passeios ao ar livre. Troque a quantidade de embalagens por uma quantidade maior de carinho!
FELIZ PÁSCOA, COM ESPERANÇA E RENOVAÇÃO!
Fonte Figura: https://www.elo7.com.br/projeto-digital-pdf-coelhinho-de-pascoa/dp/62A6F3
segunda-feira, 29 de março de 2021
Dicas Ambientais - Calendário Ecológico mês de Abril
A cada mês há uma referência a diferentes datas relacionadas ao Meio Ambiente, para que possamos relacioná-las ao cotidiano, proporcionando momentos de reflexão a cerca da preservação e atitudes socioambientais.
Abril