A mudança climática é um dos principais desafios imposto a comunidade mundial, a qual deverá pensar em meios para diminuir os impactos da mesma sobre os ambientes e as populações. Impactos como: aumento da temperatura e do nível do mar, gases estufa, entre outros...
Para refletir sobre esses impactos sobre o clima no planeta, foi instituído o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, comemorado no dia 16 de março. Foi em 16 de março de 1998 que se abriu o processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto, tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, especialmente CO2.
Quase todas as atividades humanas resultam no lançamento de gases de efeito estufa. Os equipamentos de refrigeração e climatização, em sua maioria, lançam hidrofluorcarbonetos (HFCs); e o uso de combustíveis fósseis, como o diesel, acarreta na liberação de dióxido de carbono (CO2).
SAIBA QUE:
A queima de combustíveis fósseis nos meios de transporte e na geração de energia e, o desmatamento são os principais responsáveis pelo aquecimento global.
Temperaturas extremas, tempestades e/ou secas intensas, desgaste e empobrecimento do solo, elevação do nível do mar e derretimento de geleiras são alguns dos reflexos das mudanças climáticas. O desequilíbrio ambiental causado por esse efeito e a baixa cobertura vegetal são fatores que interferem na fauna e na flora.
Reflita e repense os hábitos em relação ao consumo consciente e dê preferência por produtos e serviços mais sustentáveis.
Todos somos responsáveis por um Planeta mais Sustentável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário