O aumento da população, associado ao incremento da necessidade de produção de alimentos e bens de consumo, leva o homem a transformar cada vez mais a matéria-prima. Essa transformação gera maiores quantidades de resíduos, tanto no processo de produção industrial quanto no consumo. Resíduo é todo o material que geramos nas atividades diárias ou em processos industriais. O resíduo pode ser dividido, de maneira simplificada, em quatro tipos: recicláveis secos, recicláveis úmidos, perigosos e rejeitos.
Quando estamos nas nossas residências e/ou locais de trabalho, a separação e destinação adequada dos resíduos é facilitada devido a oferta de recipientes para destinação. No entanto, quando estamos circulando pelas ruas esse processo mais atenção pois não temos a mesma oferta de recipientes para disposição dos nossos resíduos.
Os resíduos colocados em locais inadequados, ou jogados nas ruas, causam diversos problemas ambientais, de saúde pública, econômicos e sociais. Os problemas ambientais estão relacionados a poluição dos solos, das águas, poluição atmosférica e visual. Os problemas de saúde estão relacionados ao aumento dos casos de doenças devido a proliferação de vetores. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros. Os problemas econômicos relacionados com o descarte incorreto de resíduos estão relacionados a entupimento das tubulações que podem ocasionar alagamentos e gastos maiores com a limpeza urbana.
Detalhe da pintura dos bueiros. |
Vista geral da pintura dos bueiros. |
Tanara (dep. de meio ambiente) e Frederico (trânsito) verificando a conclusão da pintura no bueiro em frente ao Parque Princesa do Vale. Foto de Pablo Reis / Governo de Estrela. |
Problemas coletivos requerem soluções e abordagens coletivas.
Cleberton Bianchini
Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário