quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Atividades dia da Árvore 2022

Aaaahhhh, as árvores. 

Tão importantes para nossa sobrevivência. 

Tão importantes para a sobrevivência de todos os seres. 

Tão importante para o conforto térmico e acústico, harmonia paisagística, beleza cênica, alimentação, energia e outras tantas qualidades.

De tão importantes que são, ganharam até um dia especial. Dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. Não a árvore como indivíduo, mas como "entidade".

 Somos imensamente felizes em poder aproveitar e usufruir da presença destes seres. De tão felizes que somos com as árvores, sempre queremos proporcionar esta felicidade aos outros.

Para comemorar e compartilhar esta felicidade, fizemos várias atividades no dia dá árvore. Iniciamos com o recebimento de várias crianças no Parque das Figueiras e Horto Florestal. O parque das figueiras possui um espaço arborizado e com elevada diversidade de espécies. Não menos importante, o espaço do horto florestal é um berçário pequeninas árvores. Somos uma maternidade, transformando sementes em novas mudas.

Recebemos as crianças, realizamos uma chuva de ideias sobre qual o entendimento das crianças sobre a importância, debatemos cada um dos pontos levantados, falamos sobre a diversidade de formas, cores, alturas, forma do envoltório da semente, do formato e da forma de dispersão das sementes, entre outros assuntos. Também conhecemos o horto e as atividades realizadas, bem como todas as crianças realizaram a semeadura de exemplares de pitangueiras. 





Coordenado da sala verde demonstrando o sistema de dispersão das sementes de ipê amarelo.








    Ainda na parte da manhã, também foram realizadas atividades de plantio de mudas arbóreas frutíferas na Horta que produz hortaliças para várias escolas da cidade.




    Na parte da tarde, realizou-se o plantio de diversas mudas de Ipês roxo no estacionamento do parque da lagoa. O Ipê roxo, além de lindo no período florido, é a árvore símbolo do município. Este plantio simbólico, foi realizado pela equipe de meio ambiente da prefeitura. Cada profissional realizou o plantio de um exemplar, que será identificado nos próximos dias. Neste momento, também estavam presentes o Prefeito, Sr. Elmar Schneider, e o Vice Prefeito, Sr. João Carlos Schäfer.





    As atividades realizadas no dia da árvore servem para sensibilizar a sociedade sobre a importância destas para a qualidade de vida.

Fique esperto e valorize você também as árvores.

 

Obrigado a todos que participaram.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho



quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Pintura dos bueiros

    Os resíduos colocados em locais inadequados, ou jogados nas ruas, causam diversos problemas ambientais, de saúde pública, econômicos e sociais. Os problemas ambientais estão relacionados a poluição dos solos, das águas, poluição atmosférica e visual. Os problemas de saúde estão relacionados ao aumento dos casos de doenças devido a proliferação de vetores. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros. Os problemas econômicos relacionados com o descarte incorreto de resíduos estão relacionados a entupimento das tubulações que podem ocasionar alagamentos e gastos maiores com a limpeza urbana.

    A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, em parceria com o Departamento de Trânsito, auxiliou a pintura dos bueiros no entorno das EMEFs Pinheiros e Cônego. As pinturas foram obras de arte a céu aberto, sendo verdadeiras intervenções artísticas. O entorno das escolas ficou muito bonito ao passo que também promove a sensibilização da comunidade escolar para este tema. Abaixo diversas imagens relacionadas a pintura.





 





    A conscientização de todos os cidadãos quanto à destinação correta dos resíduos é fundamental para diminuirmos os problemas relacionados ao descarte inadequado. Portanto, leve seu resíduo consigo até a lixeira mais próxima. Todos podemos contribuir para uma cidade mais limpa, bonita e organizada.
Problemas coletivos requerem soluções e abordagens coletivas. 

Obrigado a todos que participaram.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho


terça-feira, 13 de setembro de 2022

Caminho do Lixo

    No dia 7 de setembro, ocorreu o lançamento do programa "Caminho do lixo" para a comunidade Estrelense. O programa vai de encontro as necessidades de atuação para sensibilização da população quanto a problemática dos resíduos sólidos domésticos no município. 

    O lançamento do programa aconteceu no dia da Independência do Brasil. Neste dia, comemora-se também o orgulho de viver no país, muitas vezes demonstramos amor pelo nosso país nas mais diferentes formas. Nada mais simbólico para demonstrar amor pelo País cuidando dele, valorizando a vida e protegendo e conservando os recursos naturais.

    O programa "Caminho do Lixo" pretende apresentar a população todas as fases envolvidas na gestão dos resíduos. O caminho do lixo foi dividido em cinco estações para facilitar o entendimento, conforme abaixo:

  1. Geração e Separação: esta estação ocorre ainda dentro de nossas casas. Nesta estação envolve a geração dos resíduos nas nossas residências e a separação em duas frações: Seco e Orgânico;
  2. Coleta e transporte: a coleta dos resíduos é realizada diariamente nos diferentes bairros da cidade e na área rural. Além do mais, são coletados resíduos volumosos e resíduos verdes. O transporte dos resíduos domésticos é feito até a Usina de Tratamento de Lixo - UTL. Os resíduos verdes são coletados, triturados e destinados para a compostagem;
  3. Triagem: este processo acontece dentro da UTL, sendo realizado pela cooperativa de trabalho. Todas as 20 toneladas coletadas diariamente, são enviadas para a esteira de triagem. Ali, são separados por tipo de material, enfardados e destinados para o reaproveitamento e/ou reciclagem externa;
  4. Aterro: todo material que não é triado para a reciclagem, acabado sendo destinado para o aterramento na célula do aterro sanitário. Atualmente, são destinados para o aterro 80% de todo o lixo produzido no município. Este montante representa quase 500 toneladas de resíduos enterrados;
  5. Sensibilização e Conscientização: está última estação refere-se ao processo de sensibilização da sociedade quanto a problemática dos resíduos. Visa engajamento da comunidade para o comprometimento na busca por uma solução deste problema coletivo.

    Esta exposição se transformará num importante instrumento de educação ambiental no município. Com o desenvolvimento dos banners, permitirá que seja descrito o caminho do lixo em diferentes locais e ambientes.












    Neste mesmo dia também ocorreu o lançamento do vídeo que demonstra o caminho do lixo na cidade. O vídeo será disponibilizado em breve para toda a comunidade.


   Pedimos a colaboração de todos os munícipes, pois problemas coletivos requerem soluções e abordagens coletivas. 

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

 

 

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Bate papo com Agentes de Saúde sobre resíduos

    Na manhã do dia 06 de setembro iniciamos uma série de atividades envolvendo a temática dos resíduos no município. Recebemos as agentes de saúde do município para um bate papo sobre os resíduos e os problemas correlatos. 

    Apresentamos o funcionamento do processo de geração, separação, coleta, triagem, destinação e educação ambiental envolvendo os resíduos sólidos domésticos. Relacionamos todas as atividades e ações que estão sendo desenvolvidas no município. Apresentamos também, em primeira mão, o novo folder que será disponibilizado a comunidade Estrelense e os horários de coleta de resíduos verdes e volumosos e os dias e horários da coleta seletiva e rejeito.

Parte externa.

Parte interna.
 

    Ao passo que escutamos todas as necessidades e problemas que as agentes de saúde enfrentam diariamente nas suas atividades de campo. Todas as agentes mencionaram os desafios enfrentados diariamente, sendo desde o acúmulo de resíduos em locais indevidos e da dificuldade de comprometimento da comunidade com a separação e os dias corretos de destinação dos resíduos.

Bate papo sobre resíduos sólidos domésticos com as agentes de saúde.

    
Equipe que participou do bate papo.

    Trabalhando em rede conseguiremos ir mais longe.

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho