terça-feira, 13 de setembro de 2022

Caminho do Lixo

    No dia 7 de setembro, ocorreu o lançamento do programa "Caminho do lixo" para a comunidade Estrelense. O programa vai de encontro as necessidades de atuação para sensibilização da população quanto a problemática dos resíduos sólidos domésticos no município. 

    O lançamento do programa aconteceu no dia da Independência do Brasil. Neste dia, comemora-se também o orgulho de viver no país, muitas vezes demonstramos amor pelo nosso país nas mais diferentes formas. Nada mais simbólico para demonstrar amor pelo País cuidando dele, valorizando a vida e protegendo e conservando os recursos naturais.

    O programa "Caminho do Lixo" pretende apresentar a população todas as fases envolvidas na gestão dos resíduos. O caminho do lixo foi dividido em cinco estações para facilitar o entendimento, conforme abaixo:

  1. Geração e Separação: esta estação ocorre ainda dentro de nossas casas. Nesta estação envolve a geração dos resíduos nas nossas residências e a separação em duas frações: Seco e Orgânico;
  2. Coleta e transporte: a coleta dos resíduos é realizada diariamente nos diferentes bairros da cidade e na área rural. Além do mais, são coletados resíduos volumosos e resíduos verdes. O transporte dos resíduos domésticos é feito até a Usina de Tratamento de Lixo - UTL. Os resíduos verdes são coletados, triturados e destinados para a compostagem;
  3. Triagem: este processo acontece dentro da UTL, sendo realizado pela cooperativa de trabalho. Todas as 20 toneladas coletadas diariamente, são enviadas para a esteira de triagem. Ali, são separados por tipo de material, enfardados e destinados para o reaproveitamento e/ou reciclagem externa;
  4. Aterro: todo material que não é triado para a reciclagem, acabado sendo destinado para o aterramento na célula do aterro sanitário. Atualmente, são destinados para o aterro 80% de todo o lixo produzido no município. Este montante representa quase 500 toneladas de resíduos enterrados;
  5. Sensibilização e Conscientização: está última estação refere-se ao processo de sensibilização da sociedade quanto a problemática dos resíduos. Visa engajamento da comunidade para o comprometimento na busca por uma solução deste problema coletivo.

    Esta exposição se transformará num importante instrumento de educação ambiental no município. Com o desenvolvimento dos banners, permitirá que seja descrito o caminho do lixo em diferentes locais e ambientes.












    Neste mesmo dia também ocorreu o lançamento do vídeo que demonstra o caminho do lixo na cidade. O vídeo será disponibilizado em breve para toda a comunidade.


   Pedimos a colaboração de todos os munícipes, pois problemas coletivos requerem soluções e abordagens coletivas. 

Cleberton Bianchini

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário