Continuando, na semana passada abordamos a Semana Lixo Zero aqui no nosso blog e hoje iremos contar o restante das ações que realizamos.
Só para reforçar a Semana Lixo Zero teve como objetivo convidar a comunidade estrelense para refletir sobre os hábitos e a forma como nos relacionamos com os nossos resíduos. As atividades ocorreram entre os dias 21 e 27.10, com o intuito de propor mudanças e momentos de reflexão para juntos buscar uma cidade mais sustentável.
No dia 24/10, na parte da noite, no auditório do CEITEQ, aconteceu o nosso evento presencial com transmissão ao vivo no canal do youtube e gratuito. Para o momento convidamos especialistas renomeados no assunto das Mudanças Climáticas e dois projetos que auxiliam na mitigação dos seus efeitos. Título do evento - Mesa Redonda: Mudanças Climáticas, como mitigar os seus efeitos?
Para quem não acompanhou de forma presencial e nem online no dia, não se preocupe clique aqui para assistir.
Iniciamos nosso evento com a apresentação do Projeto Sistema de “Ilhas Vegetadas Flutuantes”, as chamadas “WetLands” no Lago do Parque Princesa do Vale - Projeto CML Investiga (Colégio Marthin Luther).
Alunos do CML
Para contextualizar o que são as Mudanças Climáticas e abrilhantar a nossa mesa redonda, convidamos a especialista Venisse Schossler de Porto Alegre: Doutora em Geociências pela UFRGS, com especialização em climatologia, teleconexões climáticas e dinâmica costeira. Pesquisadora do Centro Polar e Climático da UFRGS e do INCT da Criosfera.
Após a apresentação da Venisse, contamos com a participação da Promotora Andrea Almeida Barros: Promotora de Justiça desde 2000, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (Unisinos), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), Doutora em Ciências Ambientais: ambiente e desenvolvimento. Foi coordenadora do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari. Professora, pesquisadora, palestrante e escritora.
E para finalizar, apresentação do Projeto Verde Urbano, elaborado pela equipe da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade - SEDIS. O projeto consiste em soluções baseadas na natureza.
Agradecemos a disponibilidade dos palestrantes da noite e todos aqueles que assistiram de forma presencial ou online. Nosso alcance foi de 22 pessoas na forma presencial e 76 assistindo online.
E para finalizar a programação da Semana Municipal Lixo Zero, nos dias 25 e 26/10, realizamos o Dia D - Sem sacolas plásticas, com o objetivo de conscientizar a população a reduzir o uso de sacolas plásticas de uso único, realizamos a doação de sacolas de pano no centro da Cidade.
Mais uma vez o nosso muito obrigada a todos que participaram da nossa Semana Municipal Lixo Zero 2023, foi uma semana repleta de trocas, conhecimento e cuidado com o meio ambiente. Contamos com a colaboração de todos, para que junto possamos incluir cada vez mais hábitos e práticas sustentáveis no nosso dia a dia.
Até a próxima postagem.
Fiquem bem.
Luana Hermes
Nenhum comentário:
Postar um comentário