terça-feira, 26 de junho de 2012

Mostra Itinerante está exposta na EMEF Ruth Markus


A Mostra Itinerante “Ano Internacional da Energia Sustentável para todos” que já percorreu vários lugares como a Agência dos Correios e Prefeitura Municipal e a Praça Menna Barreto, de 25 a 29 de junho estará na EMEF Ruth Markus Huber para que professores e alunos tenham acesso a maiores informações e desta forma possam dinamizar as dicussões e debates sobre as questões de Energias Sustentáveis.



O inverno chegou "oficialmente"...


     
     Embora já tenhamos sentido na pele o frio de maio e junho, nesta quinta-feira (21.06.12) o inverno chegou oficialmente.
      O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
     Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.
      As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
     Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.
    O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alunos do Projeto Aprendiz visitam a UTL

Na tarde do dia 21 de junho, os alunos do Projeto Aprendiz – SESI/SESCOOP – Lajeado, estiveram visitando a UTL a fim de conhecer o destino dado aos resíduos domésticos em Estrela e sensibilizar-se com as questões do lixo que, diretamente, são consequências de nossas ações e do nosso consumo. Os alunos demonstraram-se bem interessados e críticos, questionando e expondo suas ideias sobre o assunto durante toda a visita.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Fique atento às alterações na coleta do lixo!


Conforme a tabela abaixo, todas as alterações feitas na coleta e que estão valendo desde o dia 11 junho, estão assinaladas em negrito e descritas a seguir:

Ø      A coleta do Lixo Seco no Centro, Hospital e Rio Branco continua nos mesmos dias, porém passou a ser feita no turno da tarde aos sábados;
Ø      A coleta do Lixo Orgânico no Bairro Cohab II também permanece nos mesmos dias porém no turno da manhã.
Ø      Nos bairros Pinheiros, Boa União, Lot. Popular e São José a coleta do Lixo Orgânico passou a ser feita no turno da manhã;
Ø      Nas localidades do interior as alterações também ocorreram somente nos turnos: na BR 386 o lixo será coletado à tarde e em Costão, Chá da Índia e Roncador a coleta será pela manhã. Em Novo Paraíso, Linha Lentz, Geraldo, Wink, Wolf, São Jacó, Glória, Porongos e Santa Rita a coleta ocorrerá no turno da manhã.

Em caso de dúvidas ou maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (51) 3981 1043



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Destine adequadamente o seus resíduos!



Desde maio, Estrela possui um ponto de coleta para recolhimento de resíduos eletrônicos de informática e telefonia pós-consumo, estabelecido através de uma parceria firmada com a empresa Trade Recycle, de Cachoeirinha, especializada na reciclagem destes resíduos. O ponto de coleta fica junto à Secretaria Municipal de Meio ambiente e Saneamento Básico do município, na Rua Coronel Flores, nº 353 – Centro (ao lado do Correio). Se você possui algum dos equipamentos listados abaixo, estragados ou em desuso, destine-os adequadamente encaminhando-os ao ponto de coleta específico.

Carregadores
CPUs completas
Monitores
Teclados
Mouse
Impressoras
Notebooks
Estabilizadores
No Break
Placa de Som
Telefones celulares
Telefones sem fio
Baterias
Fios
Cabos
Terminais
Centrais telefônicas
Placas de rede
Placa mãe
Placa de vídeo
Fax
Placa de fax
Modem
Decodificador
Vídeo
Som
Memórias
HDs
Drivers
Televisores
Câmeras
Controle remoto
Aparelho de DVD
Rádio


Outros materiais que não se incluam nesta lista não serão aceitos.

 > Cabe salientar que também existe em Estrela a Coleta Seletiva do Lixo, destinada ao recolhimento dos resíduos domésticos (orgânico e inorgânico) e a Coleta seletiva do Óleo de cozinha usado, com pontos de coleta específicos distribuídos em todos os bairros do município. Para maiores informações consulte as páginas do Blog ou pelo nosso e-mail salaverde@estrela-rs.com.br

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alunos da EMEI Girassol visitam a Sala Verde

Na tarde desta quinta-feira (14/06) os alunos do Jardim A e B da EMEI Girassol estiveram visitando a Sala Verde, acompanhados de suas professoras. Na oportunidade, através de uma longa e instigante conversa, demonstraram tudo o que sabiam sobre o meio ambiente: sobre animais, plantas e principalmente sobre a separação do lixo, assunto trabalhado em sala de aula, dentro do projeto Meio Ambiente, desenvolvido na Escola.
Também tiveram a oportunidade de interagir com a mascote da Árvore Símbolo e participar de uma mini-trilha na Praça Menna Barreto. A trilha foi adequada à faixa etária dos alunos a fim de que percebessem a importância das árvores. Os alunos escolhiam as árvores que quisessem descobrir o nome, juntos imitavam corporalmente algumas características dela e então a Educadora Ambiental reveleva o seu nome. Em seguida a estagiária realizou “pinturinhas” de elementos da natureza na mãozinha dos alunos, que adoraram!
Segundo a professora Scheila, os alunos estavam ansiosos pela visita à Sala Verde e a interação durante as atividades propostas demonstrou o interesse despertado neles.

Conhecendo a Sala Verde

Tentando imitar os "jeitões" das árvores

Trilha na Praça Menna Barreto


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Visitas à UTL

Nesta semana ocorreram duas visitas orientadas à Usina de Tratamento de Lixo de Estrela: na segunda-feira (11/06/12) com 50 alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola João Batista de Mello, do município de Forquetinha e na quarta-feira (13/06/12) com 40 alunos da EMEF Arnaldo José Diel.
Os alunos acompanharam todos os processos pelo quais os resíduos são submetidos demonstrando-se muito curiosos e interessados.
Durante as visitas foram orientados para que analisem a necessidade de reduzir o consumo de produtos, reutilizando materiais sempre que possível, sendo incentivados a fazer a compostagem dos resíduos orgânicos em suas residências e encaminhar os resíduos domésticos nos horários e dias indicados no calendário da Coleta Seletiva após a adequada separação dos mesmos.


Alunos da Escola João Batista de Mello - Forquetinha

Alunos da EMEF Arnaldo José Diel

terça-feira, 12 de junho de 2012

Inventário Arbóreo de Estrela apresenta alguns dados

A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas Cidades.

Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia solar e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4º C de temperatura, contribuindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.

Dando continuidade ao levantamento arbóreo iniciado em 2010 no município de Estrela, as Estagiárias da Sec. Mun. do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Gisele Musskopf e Carla Gabrieli Pires Rubim Bayon finalizaram os estudos no Centro de Estrela obtendo as seguintes informações: O centro de Estrela é formado por 18 ruas, as quais possuem 1082 exemplares arbóreos. A arborização urbana é formada por 52 espécies diferentes, sendo 22 nativas, 27 exóticas e 3 não identificadas. A representatividade é de 54% nativas e 46% exóticas.

As Espécies que mais ocorrem são as seguintes:
Extremosa – 14,3%
Quaresmeira – 14,1%
Ipê-amarelo – 13%
Ligustro – 10%


Apenas 5% da arborização urbana do centro apresenta algum tipo de dano visível nas calçadas, como por exemplo o soerguimento das lajes das calçadas pelas raízes expostas, rachaduras no chão e em muros. Atualmente há 58 espaços vazios para plantio de mudas em todo o centro, e ainda, existem muitas calçadas com poucas árvores e sem as demarcações para os plantios.

A ideia é estender o levantamento a todos os bairros da cidade  e criar um banco de dados com informações sobre a arborização urbana do município de Estrela mantendo os registros atualizados toda vez que houver corte ou substituição das árvores do passeio público.


Exemplares nativos e exóticos na Rua Júlio de Castilhos

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Praça Menna Barreto recebe placas de identificação de espécies arbóreas

Quem visitar a Praça Menna Barreto a partir desta segunda-feira (11.06.12) poderá transformar este momento de lazer em também um momento de informação. Buscando promover os objetivos de acesso à informação e difundir a Educação Ambiental no município de Estrela, a Sala Verde realizou nesta segunda-feira a identificação das espécies arbóreas que mais ocorrem na Praça, com plaquinhas que informam o nome popular e científico de algumas árvores.

Através da realização de Trilhas Ecológicas na Praça Menna Barreto, que oportunizam aos participantes a identificação de espécies arbóreas de acordo com características próprias e sua ocorrência (se são espécies nativas ou exóticas), a Equipe da Sala Verde percebeu que esta é uma atividade que desperta a curiosidade das pessoas e então houve a ideia de expandir a atividade, proporcionando este conhecimento a mais pessoas da Comunidade.

Os visitantes da Praça poderão observar e identificar algumas espécies buscando maiores informações através da pesquisa, participando assim de uma trilha auto-guiada que objetiva a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando o desenvolvimento  de  atividades  de  educação ambiental e de recreação em contato com a natureza.

Cabe salientar que as  formações florestais escondem muitas situações  invisíveis aos olhos leigos, como por exemplo, a interação entre fungos e bactérias do solo com raízes das plantas, o que permite a elas aproveitarem melhor os nutrientes e sobreviverem às hostilidades do ambiente, ou até mesmo interações visíveis a olho nu, mas muitas  vezes  imperceptíveis, como a grande quantidade de artrópodes que vivem nos solos unicamente pelas condições microambientais da cobertura de folhas que caem das plantas. Essas situações são o que dão ao visitante uma sensação de mistério, de algo a ser descoberto, uma característica que é de extrema importância para o potencial interpretativo.
Na próxima visita à Praça Menna Barreto aproveite!
Aprecie, conheça, aprenda e proteja as árvores que integram o ambiente urbano de Estrela, elas são de fundamental importância!







quarta-feira, 6 de junho de 2012

Encerra a Semana, continuam as ações!

Ocorreu no Salão da OASE, nesta quarta-feira (06.06), o Painel de Discussão sobre Energia Sustentável, atividade de encerramento da Semana do Meio Ambiente de Estrela. Vale lembrar que a Semana do Meio Ambiente, mais uma vez, teve o objetivo de despertar a atenção da Comunidade para assuntos de relevância ambiental, promovendo a discussão, a troca de ideias, a sensibilização e o envolvimento das pessoas em ações ambientais a fim de que estas se difundam no dia a dia e se perpetuem; e, portanto as ações em prol de um meio ambiente sustentável não se esgotam, devem ser praticadas constantemente!

Confira o que aconteceu...

01/06/12 – Projeto Biodiversidade e Energia Sustentável
Observatório Bioastronômico Cosmos, Santa Maria
Palestra-show com Professor Hernán Mostajo
Alunos do Ensino Fundamental de diversas escolas participaram do evento aprendendo, relembrando e interagindo através da palestra que abordou os seguintes temas: Origem do Universo, Evolução da Vida, Resíduos: na terra, no mar e no espaço, e, Energia Sustentável; Além da palestra os alunos puderam observar e tocar peças presentes na exposição referentes aos assuntos abordados durante a palestra, assistir vídeos e participar de oficinas e jogos de Educação Ambiental.







04/06/12 – Circuito Tela Verde
Equipe Sala Verde – Estrela
Exibição no Espaço d’Arte – Centro de Cultura Bertholdo Gaussmann
Alunos do Projeto Bombeiros Mirins – Salvar Vidas participaram da exibição dos curtas-metragens que integram o acervo do Circuito Tela Verde, visualizando situações voltadas às seguintes temáticas ambientais: mudanças climáticas, resíduos, importância da arborização e ações de preservação; Após a exibição dos vídeos os alunos participaram de um momento de conversa e contextualização dos assuntos para a realidade local onde expressaram suas vivências e ideias.



05/06/12 – Plantio de Árvores
Equipe SMMASB/Sala Verde
Plantio em uma propriedade vinculada ao Projeto Corredor Ecológico e ao redor da pista do Projeto Bicicross.
Nos turno da manhã alunos dos Projetos Navegar e Bicicross realizaram o plantio de de 100 mudas de espécies nativas (sarandi e ingá) em uma propriedade que integra o Projeto Corredor Ecológico, na Linha Chá da Índia. No turno da tarde o plantio ocorreu na pista de Bicicross com os alunos participantes deste projeto. As espécies plantadas foram Ipê-roxo (Árvore Símbolo de Estrela) e Ipê-amarelo.

 Plantio no Corredor Ecológico

 Plantio na pista de Bicicross

06/06/12 – Painel de Discussão: Energia Sustentável
Painelistas: Professor Gabriel Simon e Geólogo Manfred Koelln
2012 Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos – Esta foi a temática que permeou os trabalhos na manhã desta quarta-feira, voltada aos Professores e alunos do Ensino Médio. Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, onde foram apresentados dados interessantes e atuais sobre a sutentabilidade e as Energias Renováveis, propondo que cada indívíduo reflitisse e construísse os seus próprios conhecimentos e opiniões e, que estas possam interferir positivamente nas ações diárias e na conservação do meio ambiente.
“O que sustentamos, o que queremos sustentar ou o que realmente precisa ser sustentado?” Este foi o questionamento inicial feito pelo Professor Gabriel a fim de provocar o público, despertando sua atenção para os valores atribuídos aos bens materiais e os impactos provocados pelo consumo e consequente descarte destes. As fontes de energia e as matérias-primas utilizadas para a distribuição ou consolidadação destas foi outro ponto analisado e discutido por Simon.
O geólogo Manfred Koelln foi enfático ao dizer que temos um grande desafio pela frente no que diz respeito a fontes de energia sustentáveis, e só os estudos e o conhecimento serão capazes de desenvolver ou adequar as maneiras de melhor aproveitamento energético com menores impactos ambientais . O uso e a dependência de combustíveis fósseis ainda é intensa, o que aponta para um quadro futuro de colapso, pois sabe-se que este recurso não é infinito, é o momento de pensar na substituição das matrizes energéticas (fósseis) por energias limpas como a eólica, a geotérmica e a solar. Koelln apontou a energia nuclear como potencialmente perigosa aos seres vivos em função da localização das Usinas (as maiores encontram-se em áreas geologicamente instáveis) e dos resíduos gerados que são altamente radiativos. Ainda chamou a atenção dos presentes para as nossas atitudes diante dos recursos naturais que nos são oferecidos, pois infelizmente, tudo de se tem em abundância é gasto com desperdício e, este é o primeiro cuidado que devemos ter.




terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de Junho... Dia Mundial do Meio Ambiente!

Fonte: http://www.rafiado.com/2010/06/dia-mundial-do-meio-ambiente-2/

       O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

       Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

       Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Fonte:  http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm

Blog em off

 
Estamos vivenciando a Semana do Meio Ambiente!
Fique de olho!
Em breve maiores informações, acontecimentos e fotos da Semana serão disponibilizados!

EcoSaudações!