A
Mostra Itinerante “Ano Internacional da Energia Sustentável para todos” que já
percorreu vários lugares como a Agência dos Correios e Prefeitura Municipal e a Praça Menna Barreto, de
25 a 29
de junho estará na EMEF Ruth Markus Huber para que professores e alunos tenham
acesso a maiores informações e desta forma possam dinamizar as dicussões e
debates sobre as questões de Energias Sustentáveis.
Espaço interativo de conscientização e sensibilização ambiental
terça-feira, 26 de junho de 2012
O inverno chegou "oficialmente"...
Embora já tenhamos sentido na pele o frio de maio e junho, nesta quinta-feira (21.06.12) o inverno chegou oficialmente.
O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.
As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.
O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Graduado em Geografia
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Alunos do Projeto Aprendiz visitam a UTL
Na tarde do dia 21 de junho, os alunos do
Projeto Aprendiz – SESI/SESCOOP – Lajeado, estiveram visitando a UTL a fim de
conhecer o destino dado aos resíduos domésticos em Estrela e sensibilizar-se com as
questões do lixo que, diretamente, são consequências de nossas ações e do nosso
consumo. Os alunos demonstraram-se bem interessados e críticos, questionando e
expondo suas ideias sobre o assunto durante toda a visita.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Fique atento às alterações na coleta do lixo!
Conforme a tabela abaixo, todas as alterações feitas na coleta e que estão valendo desde o dia 11 junho, estão assinaladas em negrito e descritas a seguir:
Ø A coleta do Lixo Seco no Centro, Hospital e Rio Branco continua nos mesmos dias, porém passou a ser feita no turno da tarde aos sábados;
Ø A coleta do Lixo Orgânico no Bairro Cohab II também permanece nos mesmos dias porém no turno da manhã.
Ø Nos bairros Pinheiros, Boa União, Lot. Popular e São José a coleta do Lixo Orgânico passou a ser feita no turno da manhã;
Ø Nas localidades do interior as alterações também ocorreram somente nos turnos: na BR 386 o lixo será coletado à tarde e em Costão, Chá da Índia e Roncador a coleta será pela manhã. Em Novo Paraíso , Linha Lentz, Geraldo, Wink, Wolf, São Jacó, Glória, Porongos e Santa Rita a coleta ocorrerá no turno da manhã.
Em caso de dúvidas ou maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (51) 3981 1043
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Destine adequadamente o seus resíduos!
Desde maio, Estrela possui um ponto de
coleta para recolhimento de resíduos eletrônicos de informática e telefonia
pós-consumo, estabelecido através de uma parceria firmada com a empresa Trade Recycle, de
Cachoeirinha, especializada na reciclagem destes resíduos. O ponto de coleta
fica junto à Secretaria Municipal de Meio ambiente e Saneamento Básico do
município, na Rua Coronel Flores, nº 353 – Centro (ao lado do Correio). Se você
possui algum dos equipamentos listados abaixo, estragados ou em desuso, destine-os
adequadamente encaminhando-os ao ponto de coleta específico.
Carregadores
|
CPUs completas
|
Monitores
|
Teclados
|
Mouse
|
Impressoras
|
Notebooks
|
Estabilizadores
|
No Break
|
Placa de Som
|
Telefones celulares
|
Telefones sem fio
|
Baterias
|
Fios
|
Cabos
|
Terminais
|
Centrais telefônicas
|
Placas de rede
|
Placa mãe
|
Placa de vídeo
|
Fax
|
Placa de fax
|
Modem
|
Decodificador
|
Vídeo
|
Som
|
Memórias
|
HDs
|
Drivers
|
Televisores
|
Câmeras
|
Controle remoto
|
Aparelho de DVD
|
Rádio
|
Outros materiais que não se
incluam nesta lista não serão aceitos.
> Cabe salientar que
também existe em Estrela a Coleta Seletiva do Lixo, destinada ao
recolhimento dos resíduos domésticos (orgânico e inorgânico) e a Coleta
seletiva do Óleo de cozinha usado, com pontos de coleta específicos
distribuídos em todos os bairros do município. Para maiores informações
consulte as páginas do Blog ou pelo nosso e-mail salaverde@estrela-rs.com.br
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Alunos da EMEI Girassol visitam a Sala Verde
Na tarde desta quinta-feira (14/06) os alunos do Jardim A e B da EMEI Girassol estiveram visitando a Sala Verde, acompanhados de suas professoras. Na oportunidade, através de uma longa e instigante conversa, demonstraram tudo o que sabiam sobre o meio ambiente: sobre animais, plantas e principalmente sobre a separação do lixo, assunto trabalhado em sala de aula, dentro do projeto Meio Ambiente, desenvolvido na Escola.
Também tiveram a oportunidade de interagir com a mascote da Árvore Símbolo e participar de uma mini-trilha na Praça Menna Barreto. A trilha foi adequada à faixa etária dos alunos a fim de que percebessem a importância das árvores. Os alunos escolhiam as árvores que quisessem descobrir o nome, juntos imitavam corporalmente algumas características dela e então a Educadora Ambiental reveleva o seu nome. Em seguida a estagiária realizou “pinturinhas” de elementos da natureza na mãozinha dos alunos, que adoraram!
Segundo a professora Scheila, os alunos estavam ansiosos pela visita à Sala Verde e a interação durante as atividades propostas demonstrou o interesse despertado neles.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Visitas à UTL
Nesta semana ocorreram duas visitas orientadas à Usina de Tratamento de Lixo de Estrela: na segunda-feira (11/06/12) com 50 alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola João Batista de Mello, do município de Forquetinha e na quarta-feira (13/06/12) com 40 alunos da EMEF Arnaldo José Diel.
Os alunos acompanharam todos os processos pelo quais os resíduos são submetidos demonstrando-se muito curiosos e interessados.
Durante as visitas foram orientados para que analisem a necessidade de reduzir o consumo de produtos, reutilizando materiais sempre que possível, sendo incentivados a fazer a compostagem dos resíduos orgânicos em suas residências e encaminhar os resíduos domésticos nos horários e dias indicados no calendário da Coleta Seletiva após a adequada separação dos mesmos.
Alunos da Escola João Batista de Mello - Forquetinha
Alunos da EMEF Arnaldo José Diel
terça-feira, 12 de junho de 2012
Inventário Arbóreo de Estrela apresenta alguns dados
A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas Cidades.
Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia solar e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4º C de temperatura, contribuindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.
Dando continuidade ao levantamento arbóreo iniciado em 2010 no município de Estrela, as Estagiárias da Sec. Mun. do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Gisele Musskopf e Carla Gabrieli Pires Rubim Bayon finalizaram os estudos no Centro de Estrela obtendo as seguintes informações: O centro de Estrela é formado por 18 ruas, as quais possuem 1082 exemplares arbóreos. A arborização urbana é formada por 52 espécies diferentes, sendo 22 nativas, 27 exóticas e 3 não identificadas. A representatividade é de 54% nativas e 46% exóticas.
As Espécies que mais ocorrem são as seguintes:
Extremosa – 14,3%
Quaresmeira – 14,1%
Ipê-amarelo – 13%
Ligustro – 10%
Apenas 5% da arborização urbana do centro apresenta algum tipo de dano visível nas calçadas, como por exemplo o soerguimento das lajes das calçadas pelas raízes expostas, rachaduras no chão e em muros. Atualmente há 58 espaços vazios para plantio de mudas em todo o centro, e ainda, existem muitas calçadas com poucas árvores e sem as demarcações para os plantios.
A ideia é estender o levantamento a todos os bairros da cidade e criar um banco de dados com informações sobre a arborização urbana do município de Estrela mantendo os registros atualizados toda vez que houver corte ou substituição das árvores do passeio público.
Exemplares nativos e exóticos na Rua Júlio de Castilhos
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Praça Menna Barreto recebe placas de identificação de espécies arbóreas
Quem visitar a Praça Menna Barreto a partir desta segunda-feira (11.06.12) poderá transformar este momento de lazer em também um momento de informação. Buscando promover os objetivos de acesso à informação e difundir a Educação Ambiental no município de Estrela, a Sala Verde realizou nesta segunda-feira a identificação das espécies arbóreas que mais ocorrem na Praça, com plaquinhas que informam o nome popular e científico de algumas árvores.
Através da realização de Trilhas Ecológicas na Praça Menna Barreto, que oportunizam aos participantes a identificação de espécies arbóreas de acordo com características próprias e sua ocorrência (se são espécies nativas ou exóticas), a Equipe da Sala Verde percebeu que esta é uma atividade que desperta a curiosidade das pessoas e então houve a ideia de expandir a atividade, proporcionando este conhecimento a mais pessoas da Comunidade.
Os visitantes da Praça poderão observar e identificar algumas espécies buscando maiores informações através da pesquisa, participando assim de uma trilha auto-guiada que objetiva a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza.
Cabe salientar que as formações florestais escondem muitas situações invisíveis aos olhos leigos, como por exemplo, a interação entre fungos e bactérias do solo com raízes das plantas, o que permite a elas aproveitarem melhor os nutrientes e sobreviverem às hostilidades do ambiente, ou até mesmo interações visíveis a olho nu, mas muitas vezes imperceptíveis, como a grande quantidade de artrópodes que vivem nos solos unicamente pelas condições microambientais da cobertura de folhas que caem das plantas. Essas situações são o que dão ao visitante uma sensação de mistério, de algo a ser descoberto, uma característica que é de extrema importância para o potencial interpretativo.
Na próxima visita à Praça Menna Barreto aproveite!
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Encerra a Semana, continuam as ações!
Ocorreu no Salão da OASE, nesta quarta-feira (06.06), o Painel de Discussão sobre Energia Sustentável, atividade de encerramento da Semana do Meio Ambiente de Estrela. Vale lembrar que a Semana do Meio Ambiente, mais uma vez, teve o objetivo de despertar a atenção da Comunidade para assuntos de relevância ambiental, promovendo a discussão, a troca de ideias, a sensibilização e o envolvimento das pessoas em ações ambientais a fim de que estas se difundam no dia a dia e se perpetuem; e, portanto as ações em prol de um meio ambiente sustentável não se esgotam, devem ser praticadas constantemente!
Confira o que aconteceu...
01/06/12 – Projeto Biodiversidade e Energia Sustentável
Observatório Bioastronômico Cosmos, Santa Maria
Palestra-show com Professor Hernán Mostajo
Alunos do Ensino Fundamental de diversas escolas participaram do evento aprendendo, relembrando e interagindo através da palestra que abordou os seguintes temas: Origem do Universo, Evolução da Vida, Resíduos: na terra, no mar e no espaço, e, Energia Sustentável; Além da palestra os alunos puderam observar e tocar peças presentes na exposição referentes aos assuntos abordados durante a palestra, assistir vídeos e participar de oficinas e jogos de Educação Ambiental.
Equipe Sala Verde – Estrela
Exibição no Espaço d’Arte – Centro de Cultura Bertholdo Gaussmann
Alunos
do Projeto Bombeiros Mirins – Salvar Vidas participaram da exibição dos
curtas-metragens que integram o acervo do Circuito Tela Verde,
visualizando situações voltadas às seguintes temáticas ambientais:
mudanças climáticas, resíduos, importância da arborização e ações de
preservação; Após a exibição dos vídeos os alunos participaram de um
momento de conversa e contextualização dos assuntos para a realidade
local onde expressaram suas vivências e ideias.
05/06/12 – Plantio de Árvores
Equipe SMMASB/Sala Verde
Plantio em uma propriedade vinculada ao Projeto Corredor Ecológico e ao redor da pista do Projeto Bicicross.
Nos turno da manhã alunos dos Projetos Navegar e Bicicross realizaram o plantio de de 100 mudas de espécies nativas (sarandi e ingá) em uma propriedade que integra o Projeto Corredor Ecológico, na Linha Chá da Índia. No turno da tarde o plantio ocorreu na pista de Bicicross com os alunos participantes deste projeto. As espécies plantadas foram Ipê-roxo (Árvore Símbolo de Estrela) e Ipê-amarelo.
Plantio no Corredor Ecológico
Plantio na pista de Bicicross
06/06/12 – Painel de Discussão: Energia Sustentável
Painelistas: Professor Gabriel Simon e Geólogo Manfred Koelln
2012 Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos – Esta foi a temática que permeou os trabalhos na manhã desta quarta-feira, voltada aos Professores e alunos do Ensino Médio. Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, onde foram apresentados dados interessantes e atuais sobre a sutentabilidade e as Energias Renováveis, propondo que cada indívíduo reflitisse e construísse os seus próprios conhecimentos e opiniões e, que estas possam interferir positivamente nas ações diárias e na conservação do meio ambiente.
“O que sustentamos, o que queremos sustentar ou o que realmente precisa ser sustentado?” Este foi o questionamento inicial feito pelo Professor Gabriel a fim de provocar o público, despertando sua atenção para os valores atribuídos aos bens materiais e os impactos provocados pelo consumo e consequente descarte destes. As fontes de energia e as matérias-primas utilizadas para a distribuição ou consolidadação destas foi outro ponto analisado e discutido por Simon.
O geólogo Manfred Koelln foi enfático ao dizer que temos um grande desafio pela frente no que diz respeito a fontes de energia sustentáveis, e só os estudos e o conhecimento serão capazes de desenvolver ou adequar as maneiras de melhor aproveitamento energético com menores impactos ambientais . O uso e a dependência de combustíveis fósseis ainda é intensa, o que aponta para um quadro futuro de colapso, pois sabe-se que este recurso não é infinito, é o momento de pensar na substituição das matrizes energéticas (fósseis) por energias limpas como a eólica, a geotérmica e a solar. Koelln apontou a energia nuclear como potencialmente perigosa aos seres vivos em função da localização das Usinas (as maiores encontram-se em áreas geologicamente instáveis) e dos resíduos gerados que são altamente radiativos. Ainda chamou a atenção dos presentes para as nossas atitudes diante dos recursos naturais que nos são oferecidos, pois infelizmente, tudo de se tem em abundância é gasto com desperdício e, este é o primeiro cuidado que devemos ter.
terça-feira, 5 de junho de 2012
5 de Junho... Dia Mundial do Meio Ambiente!
Fonte: http://www.rafiado.com/2010/06/dia-mundial-do-meio-ambiente-2/
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Fonte: http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm
Blog em off
Estamos vivenciando a Semana do Meio Ambiente!
Fique de olho!
Fique de olho!
Em breve maiores informações, acontecimentos e fotos da Semana serão disponibilizados!
EcoSaudações!
Assinar:
Postagens (Atom)