terça-feira, 12 de junho de 2012

Inventário Arbóreo de Estrela apresenta alguns dados

A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas Cidades.

Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia solar e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4º C de temperatura, contribuindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.

Dando continuidade ao levantamento arbóreo iniciado em 2010 no município de Estrela, as Estagiárias da Sec. Mun. do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Gisele Musskopf e Carla Gabrieli Pires Rubim Bayon finalizaram os estudos no Centro de Estrela obtendo as seguintes informações: O centro de Estrela é formado por 18 ruas, as quais possuem 1082 exemplares arbóreos. A arborização urbana é formada por 52 espécies diferentes, sendo 22 nativas, 27 exóticas e 3 não identificadas. A representatividade é de 54% nativas e 46% exóticas.

As Espécies que mais ocorrem são as seguintes:
Extremosa – 14,3%
Quaresmeira – 14,1%
Ipê-amarelo – 13%
Ligustro – 10%


Apenas 5% da arborização urbana do centro apresenta algum tipo de dano visível nas calçadas, como por exemplo o soerguimento das lajes das calçadas pelas raízes expostas, rachaduras no chão e em muros. Atualmente há 58 espaços vazios para plantio de mudas em todo o centro, e ainda, existem muitas calçadas com poucas árvores e sem as demarcações para os plantios.

A ideia é estender o levantamento a todos os bairros da cidade  e criar um banco de dados com informações sobre a arborização urbana do município de Estrela mantendo os registros atualizados toda vez que houver corte ou substituição das árvores do passeio público.


Exemplares nativos e exóticos na Rua Júlio de Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário