quarta-feira, 6 de junho de 2012

Encerra a Semana, continuam as ações!

Ocorreu no Salão da OASE, nesta quarta-feira (06.06), o Painel de Discussão sobre Energia Sustentável, atividade de encerramento da Semana do Meio Ambiente de Estrela. Vale lembrar que a Semana do Meio Ambiente, mais uma vez, teve o objetivo de despertar a atenção da Comunidade para assuntos de relevância ambiental, promovendo a discussão, a troca de ideias, a sensibilização e o envolvimento das pessoas em ações ambientais a fim de que estas se difundam no dia a dia e se perpetuem; e, portanto as ações em prol de um meio ambiente sustentável não se esgotam, devem ser praticadas constantemente!

Confira o que aconteceu...

01/06/12 – Projeto Biodiversidade e Energia Sustentável
Observatório Bioastronômico Cosmos, Santa Maria
Palestra-show com Professor Hernán Mostajo
Alunos do Ensino Fundamental de diversas escolas participaram do evento aprendendo, relembrando e interagindo através da palestra que abordou os seguintes temas: Origem do Universo, Evolução da Vida, Resíduos: na terra, no mar e no espaço, e, Energia Sustentável; Além da palestra os alunos puderam observar e tocar peças presentes na exposição referentes aos assuntos abordados durante a palestra, assistir vídeos e participar de oficinas e jogos de Educação Ambiental.







04/06/12 – Circuito Tela Verde
Equipe Sala Verde – Estrela
Exibição no Espaço d’Arte – Centro de Cultura Bertholdo Gaussmann
Alunos do Projeto Bombeiros Mirins – Salvar Vidas participaram da exibição dos curtas-metragens que integram o acervo do Circuito Tela Verde, visualizando situações voltadas às seguintes temáticas ambientais: mudanças climáticas, resíduos, importância da arborização e ações de preservação; Após a exibição dos vídeos os alunos participaram de um momento de conversa e contextualização dos assuntos para a realidade local onde expressaram suas vivências e ideias.



05/06/12 – Plantio de Árvores
Equipe SMMASB/Sala Verde
Plantio em uma propriedade vinculada ao Projeto Corredor Ecológico e ao redor da pista do Projeto Bicicross.
Nos turno da manhã alunos dos Projetos Navegar e Bicicross realizaram o plantio de de 100 mudas de espécies nativas (sarandi e ingá) em uma propriedade que integra o Projeto Corredor Ecológico, na Linha Chá da Índia. No turno da tarde o plantio ocorreu na pista de Bicicross com os alunos participantes deste projeto. As espécies plantadas foram Ipê-roxo (Árvore Símbolo de Estrela) e Ipê-amarelo.

 Plantio no Corredor Ecológico

 Plantio na pista de Bicicross

06/06/12 – Painel de Discussão: Energia Sustentável
Painelistas: Professor Gabriel Simon e Geólogo Manfred Koelln
2012 Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos – Esta foi a temática que permeou os trabalhos na manhã desta quarta-feira, voltada aos Professores e alunos do Ensino Médio. Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, onde foram apresentados dados interessantes e atuais sobre a sutentabilidade e as Energias Renováveis, propondo que cada indívíduo reflitisse e construísse os seus próprios conhecimentos e opiniões e, que estas possam interferir positivamente nas ações diárias e na conservação do meio ambiente.
“O que sustentamos, o que queremos sustentar ou o que realmente precisa ser sustentado?” Este foi o questionamento inicial feito pelo Professor Gabriel a fim de provocar o público, despertando sua atenção para os valores atribuídos aos bens materiais e os impactos provocados pelo consumo e consequente descarte destes. As fontes de energia e as matérias-primas utilizadas para a distribuição ou consolidadação destas foi outro ponto analisado e discutido por Simon.
O geólogo Manfred Koelln foi enfático ao dizer que temos um grande desafio pela frente no que diz respeito a fontes de energia sustentáveis, e só os estudos e o conhecimento serão capazes de desenvolver ou adequar as maneiras de melhor aproveitamento energético com menores impactos ambientais . O uso e a dependência de combustíveis fósseis ainda é intensa, o que aponta para um quadro futuro de colapso, pois sabe-se que este recurso não é infinito, é o momento de pensar na substituição das matrizes energéticas (fósseis) por energias limpas como a eólica, a geotérmica e a solar. Koelln apontou a energia nuclear como potencialmente perigosa aos seres vivos em função da localização das Usinas (as maiores encontram-se em áreas geologicamente instáveis) e dos resíduos gerados que são altamente radiativos. Ainda chamou a atenção dos presentes para as nossas atitudes diante dos recursos naturais que nos são oferecidos, pois infelizmente, tudo de se tem em abundância é gasto com desperdício e, este é o primeiro cuidado que devemos ter.




Nenhum comentário:

Postar um comentário