O
tema do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca de 2020
é “Food.Feed.Fibre” (Comida.Alimentação.Fibra). Por isso, o
tema desta data se concentra principalmente em fomentar uma mudança
na atitude das pessoas em relação ao principal fator de
desertificação e degradação da terra: a produção e o consumo
implacáveis da humanidade.
À medida que a população aumenta e se torna mais urbana, também cresce a demanda mundial por terras para fornecer alimentos para as pessoas, para os animais e fibras para a produção de roupas. Enquanto a saúde e a produtividade das terras aráveis está em declínio, é apenas com a redução do impacto pessoal que bilhões de pessoas vão poder suprir demandas por terras produtivas no futuro.
Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/06/17/dia-mundial-de-combate-a-desertificacao
Desertificação no Brasil
O Brasil faz parte da UNCCD desde 27 de junho de 1997, se comprometendo a evitar o desgaste dos recursos biológicos dos diferentes climas que compõem o país.
Calcula-se que uma área de 230 mil km², na região Nordeste, já esteja em processo de desertificação. As cidades mais atingidas seriam Irauçuba (CE), Gilbués (PI), Seridó (RN e PB) e Cabrobó (PE), que somam 18.177 km² e afetam 399 mil pessoas.
Processo de Desertificação
O processo de desertificação consiste na perda da capacidade de determinado ecossistema de renovar os seus recursos biológicos, seja por culpa da ação humana ou das variações climáticas.A água é essencial para a vida, e nos locais onde há escassez deste recurso natural são esperados danos catastróficos para a existência de seres vivos.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-de-combate-a-desertificacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário